A Academia Brasileira de Letras celebrou os 110 anos de sua fundação. A cerimônia, no Petit Trianon, foi presidida pelo acadêmico Marcos Vinicios Vilaça [1], presidente da instituição. A Solenidade Comemorativa contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, e do Governador Sérgio Cabral. O acadêmico José Sarney [2] foi o orador oficial do evento.
As comemorações dos 110 anos da ABL envolveram Missa Solene, no Mosteiro de São Bento, e Sessão Especial exclusiva para convidados. A Orquestra de Cordas da Grota do Surucucu - comunidade de Niterói - executou o Hino Nacional. O evento teve transmissão ao vivo pelo portal da Academia.
Durante a cerimônia, foram entregues as Medalhas João Ribeiro ao presidente da Confederação Nacional do Comércio do Rio de Janeiro, Antonio de Oliveira Santos, à Fundação Roberto Marinho, representada pelo presidente José Roberto Marinho, e à Fundação Bradesco, representada pelo presidente Lázaro Brandão.
Na data oficial do aniversário de 110 anos da ABL (20 de julho), a Casa permaneceu em luto devido ao acidente com o avião da TAM, ocorrido no dia 17, transferindo a programação para este mês.
<
Assuntos relacionados:
Discurso do presidente da ABL [3]
Homenagem na Câmara dos Deputados [4]
28/9/2007
28/09/2007 - Atualizada em 27/09/2007Links
[1] http://www2.euclidesdacunha.org.br/%3Fsid%3D266
[2] http://www2.euclidesdacunha.org.br/%3Fsid%3D345
[3] http://www.academia.org.br/abl/media/Discurso 110 anos da ABL - Marcos Vinicios Vilaça.pdf
[4] http://www.academia.org.br/abl/media/Discurso na Câmara dos Deputados pelos 110 anos da ABL.pdf