Buscar referências na literatura é prioridade para o novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Roberto de Castro Neves, 54 anos. O advogado e escritor tomou posse na cadeira 26, nesta sexta-feira, 11, na sucessão de Marcos Vilaça (1939-2025), morto em março deste ano. A cerimônia foi realizada no Petit Trianon, na sede da ABL, no Centro do Rio, que foi decorada como nunca.
Para a posse, a parte externa se transformou em uma grande biblioteca, com centenas de títulos do chão até o teto. Estiveram presentes no evento o prefeito do Rio, Eduardo Paes, além de outros imortais como José Sarney, Gilberto Gil, Fernanda Montenegro.
José Roberto de Castro Neves é professor de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É autor de 18 livros sobre história, literatura e direito, com vendas que totalizam cerca de 200 mil exemplares.
É bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Direito (LL.M.) pela Universidade de Cambridge e doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ), além de possuir a maior biblioteca shakesperiana do país em sua casa no Jardim Botânico.
Matéria na íntegra: [1]https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/novo-imortal-transforma-abl-em-biblioteca-ao-ar-livre-noite-de-festa/ [1]
12/07/2025
Links
[1] http://https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/novo-imortal-transforma-abl-em-biblioteca-ao-ar-livre-noite-de-festa/