O advogado e escritor José Roberto de Castro Neves tomou posse nesta sexta-feira (11) como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cerimônia foi realizada na sede da instituição, no Centro do Rio, com a presença de nomes ilustres como Fernanda Montenegro, José Sarney e Merval Pereira. A informação é do G1.
Em um discurso contundente e simbólico, Castro Neves defendeu a necessidade urgente de um pacto coletivo pela leitura no Brasil. Ele alertou para o alarmante dado da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, segundo a qual 73% dos brasileiros não leram um único livro no último ano. “Essa é a missão. Minha e de todos nós”, declarou o novo acadêmico, que assume a cadeira 26, anteriormente ocupada por nomes como João do Rio, Gilberto Amado e, mais recentemente, Marcos Vilaça.
A cerimônia ganhou um tom especial com a cenografia montada na fachada do Petit Trianon, sede da ABL, que foi transformada em uma enorme biblioteca a céu aberto, com pilhas de livros do chão ao teto — uma homenagem visual à causa que Castro Neves promete defender com afinco.
No discurso, ele criticou o mundo moderno por valorizar apenas “ganhos econômicos”, em detrimento de valores como “solidariedade, filantropia e educação humanística”. Para o novo imortal, a falta de acesso à cultura e à literatura empobrece o debate público e esvazia as referências que formam a identidade nacional: “Sem cultura, perdemos a identidade”, afirmou.
Com vasta produção literária, especialmente na interseção entre Direito e Literatura, Castro Neves é autor de obras como Direito e literatura, A invenção do direito e Medida por medida: o direito em Shakespeare. Fã confesso de Shakespeare — a quem já dedicou vários títulos —, o autor é dono da maior biblioteca shakespeareana do Brasil, com cerca de 5 mil volumes.
Sua estreia na ficção aconteceu em 2024 com o romance Ozymandias, elogiado pela crítica por sua estrutura fragmentada e densa reflexão sobre identidade, memória e destino, em diálogo com autores como Guimarães Rosa.
Ao falar da importância de manter viva a tradição da ABL, Castro Neves usou uma metáfora do direito civil: “Tradição consiste na entrega. A entrega da cultura, dos hábitos, da história, passada de geração a geração. A tradição nos protege”.
Matéria na íntegra: https://agendadopoder.com.br/jose-roberto-de-castro-neves-toma-posse-na-abl-e-convoca-todos-para-pacto-pela-leitura/ [1]
12/07/2025Links
[1] https://agendadopoder.com.br/jose-roberto-de-castro-neves-toma-posse-na-abl-e-convoca-todos-para-pacto-pela-leitura/