Poucas horas após ter sido eleito membro da Academia Brasileira de Letras, na última quinta-feira, o escritor amazonense Milton Hatoum conversou com a imprensa da ABL na sede da editora Companhia das Letras, onde recebeu os amigos.
“É uma alegria, uma honra entrar para a ABL, porque ela tem uma história belíssima, foi fundada pelo maior escritor latino-americano do século XIX e certamente um dos grandes escritores da língua portuguesa. Machado de Assis é este patrono, que será sempre um grande representante da nossa cultura, da língua portuguesa.
Todos os escritores e escritoras que participam da Academia, alguns com presença mais forte, outros com presença menos forte, de algum modo, dão uma contribuição valiosa à nossa literatura e à cultura brasileira.
A Academia é um fator irradiador da nossa cultura. É um poder não apenas simbólico, mas que está presente nas suas atividades, em ciclos, debates, atuação de seus membros, atuação institucional ou na atividade como artistas, escritores, ensaístas, poetas, enfim, como acadêmicos, como pesquisadores.
A ABL está presente o tempo todo na cultura brasileira, sobretudo na literatura e nas ciências humanas. E é uma contribuição para a formação da sociedade brasileira. Pretendo contribuir com a minha modesta participação, acho que cada um contribui com a sua participação que pode ser, vamos dizer, nas minhas atividades de palestrante, de escritor ativo e de leitor também, dando palestras sobre literatura, não apenas sobre minha obra, mas, eventualmente, sobre a obra de outros autores e autoras, falando nas escolas e universidades, escrevendo artigos sobre literatura. São atividades que venho fazendo desde a publicação do meu primeiro romance, em 1989 e agora elas terão também um cunho institucional.
Eu, sendo membro da ABL, não sou mais apenas um escritor que vai dar uma palestra sobre literatura, sobre tradução, ou um tema qualquer. Sou alguém que vai representar a ABL nestes lugares. Em outubro, vou para Madrid - fui convidado para ser escritor residente – e já vou como membro da ABL”.
18/08/2025