A Acadêmica Miriam Leitão, já empossada na Academia Brasileira de Letras (ABL) participa no próximo sábado, dia 06 de setembro de 2025, às 15h, de uma oficina literária infantil no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), para conversar sobre seu último livro, 'Lulli — A gata aventureira', que aborda temas como inclusão, superação e afeto. A obra é inspirada na história real de sua sobrinha-neta Lulli, diagnosticada com a síndrome Cri-du-Chat, também conhecida como “choro do gato”.
Por conta da condição de saúde, Lulli tem algumas incertezas sobre sua condição genética rara. O Cri-du-Chat em francês, ou choro do gato em português, é uma síndrome que atinge um a cada 15 mil bebês e impõe uma série de desafios ao desenvolvimento. A Oficina é parte do convênio de cooperação entre o Banco do Brasil e a Academia Brasileira de Letras, que prevê ainda outros três encontros com o objetivo de incentivar o gosto nas crianças pela leitura e pela escrita por meio de atividades lúdicas e interativas.
Uma das jornalistas mais conhecidas e respeitadas do país, Míriam Leitão não deixa de exercitar sua faceta de ficcionista e contadora de histórias para crianças. São de sua autoria também “A perigosa vida dos passarinhos pequenos”, “A menina de nome enfeitado”, “Flávia e o bolo de chocolate”, “O estranho caso do sono perdido”, “O mistério do pau oco”, “Aventuras do tempo” e “O menino que conhecia o fim da noite”. Miriam diz que “A aventura de Lulli” é cheia de surpresas e ensina que cada pessoa tem seu tempo de aprender e toda criança é muito especial. “O médico avisou: ‘Lulli talvez não fale, Lulli talvez não ande, Lulli talvez, talvez, talvez’. Mas a vida ensina uma lição preciosa, que “talvez” pode ser não, mas “talvez” pode ser sim”, conta Miriam: “Esse livro é parte de uma luta linda por inclusão de crianças PCD. É muito emocionante para mim.” A ilustrações de “A aventura de Lulli” são de Leticia Moreno e a edição do Rocquinho, selo infantil da editora Rocco.
A entrada para a oficina é gratuita, e o ingresso precisa ser retirado na bilheteria do CCBB RJ uma hora antes do início. O objetivo da oficina literária infantil é alimentar o gosto pela leitura, estimular a criatividade e ampliar o repertório vocabular das crianças, entre outros, e faz parte de um convênio entre o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de janeiro e a Academia Brasileira de Letras.
05/09/2025