Roberto Acízelo e Luís Augusto Fischer voltam à ABL para debater a literatura
O professor de literatura na UFRS Luís Augusto Fischer e o professor de Estudos Literários da UERJ Roberto Acízelo, se reúnem no próxima quinta-feira, dia 2, às 17h30 para conversar sobre literatura. A coordenação é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas no site www.academia.org.br [1] no link https://www.even3.com.br/qual-sentido-hoje-de-uma-historia-da-literatura-534282/ [2]. Também poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da ABL no youtube pelo link https://www.youtube.com/watch?v=TRSVErCui3g [3]
Os dois professores vão tratar do sentido e das possibilidades (e os entraves) para escrever história da literatura hoje. A base do debate será a "História da literatura no Rio Grande do Sul", livro organizado por Luís Augusto Fischer, que reúne mais de 70 textos escritos por mais de 80 pesquisadores ligados a universidades em todo o Rio Grande do Sul e de outros lugares. Partindo da pesquisa acadêmica, fruto de quatro décadas de trabalho continuado em vários programas de pós graduação brasileiros, o livro organiza um panorama sobre a literatura produzida no estado sulino. Discute-se autores, obras, fenômenos, circuitos de leitura.
Roberto Acízelo explica que, dentre os modos de exposição possíveis nos estudos literários – (1pós-graduação (2) prescritivo, (3) judicativo e (4) narrativo –, a história da literatura corresponde ao modo narrativo. “Por mais que a disciplina tenha tido seu prestígio acadêmico muito diminuído no século XX, sobretudo a partir da década de 1960, constitui componente incontornável no processo da educação literária”.
29/09/2025Links
[1] http://www.academia.org.br
[2] https://www.even3.com.br/qual-sentido-hoje-de-uma-historia-da-literatura-534282/
[3] https://www.youtube.com/watch?v=TRSVErCui3g