A abertura da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, maior evento cultural e literário do estado, será nesta sexta-feira (31), a partir das 18h, no Centro de Convenções de Maceió. Cortadas as faixas, a Bienal 2025 abre seus braços aos alagoanos com a expectativa de receber entre 300 e 400 mil pessoas durante seus dez dias de duração, neste que é o único do segmento promovido por uma universidade pública.
De 31 de outubro a 9 de novembro a CBN Maceió te leva direto para dentro da Bienal com entrevistas e transmissões ao vivo.
A entrada é totalmente gratuita e, no total, serão mais de 140 estandes com diversas atrações para os visitantes; mais de 500 editoras lançadas e mais de 700 autores lançando e relançando livros. Nessa toada, cabe destacar que o evento terá cerca de 200 autores do interior do estado. Outros, inclusive, estarão no estande da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult-AL) que terá uma programação especial para os dez dias.
Na Bienal 2025, editoras universitárias do Nordeste, como Bahia e Pernambuco, vão integrar o estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) com grande acervo. Mas também vai ter muita editora local, valorizando a cultura alagoana: Editora do Centro Universitário Cesmac; Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal), Imprensa Oficial Graciliano Ramos, além de inúmeras editoras do interior, como a Editora Performance e SWA Instituto, de Santana do Ipanema. Como novidades, a presença da Livraria Jardim, a Livraria das Perdizes, de São Paulo, e a Livraria Imperatriz, do Recife são algumas.
A Bienal vai contar ainda com a presença das já tradicionais editoras: Cortez, Boitempo, Paulus, Paulinas, Ciranda Cultural e Vozes, além da Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Livraria Beabá, a Novo Jardim Livraria e Café, a Livraria Leitura e o retorno da Editora Kitembo que visa multiplicar as vozes negras editoriais a partir de uma linha editorial negra que, de forma mais sustentável, possa publicar livros escritos por jovens prioritariamente negros e negros com foco em literatura fantástica. Além disso, livros da Companhia das Letras e outros mais também poderão ser encontrados nos estandes do Centro de Convenções.
Matéria na íntegra: https://cbnmaceio.com.br/noticia/23379/bienal-do-livro-2025-comeca-hoje-25-e-deve-receber-400-mil-pessoas [1]
04/11/2025Links
[1] https://cbnmaceio.com.br/noticia/23379/bienal-do-livro-2025-comeca-hoje-25-e-deve-receber-400-mil-pessoas