A escritora Ana Maria Gonçalves toma posse na cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras nesta sexta-feira, 7, às 20h, na sucessão de Evanildo Bechara, morto em maio deste ano.
A escritora é a 13ª mulher a ser eleita, por 30 dos 31 votos possíveis e é a sexta entre as atuais acadêmicas. Com 54 anos – completa 55 seis dias após a posse – é a Acadêmica mais nova a ser eleita. E talvez por isso, terá a alegria de contar com pai e mãe assistindo sua posse na ABL.
A cerimônia realizada no Petit Trianon, na sede da ABL, conta com convidados como Lázaro Ramos, Humberto Carrão, Antônio Pitanga e Conceição Evaristo.
Ana Maria Gonçalves será recebida pela Acadêmica Lilia Schwarcz; receberá o colar da Acadêmica Ana Maria Machado e o diploma, do Acadêmico Gilberto Gil.
A comissão de entrada será formada pelas Acadêmicas Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegroe Miriam Leitão; a comissão de saída pelos Acadêmicos Domício Proença Filho, Geraldo Carneiro e Eduardo Giannetti.
“Ao mesmo tempo que é motivo de comemoração é motivo para pensar por que só agora. Por que demorou 128 anos para que uma mulher negra, em uma cadeia de tantas outras, não estiveram.
Espero abrir portas para que não seja a única. Meu fardão foi feito pela Portela. O processo de fazer o fardão é caro e levar para a Portela foi muito importante.
A Portela tirou o livro da bolha e levou para onde só a literatura não chegaria. Está todo mundo aqui não só por mim, mas por todos os nossos ancestrais”, disse.
Ao final da cerimônia de posse, será servido um jantar sentado para 300 pessoas no pátio externo, com um cardápio africano. E um grupo musical chegará à ABL depois de percorrer algumas ruas do centro cantando.
Matéria na íntegra: https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/ana-maria-goncalves-toma-posse-como-primeira-mulher-negra-na-abl/ [1]
08/11/2025Links
[1] https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/ana-maria-goncalves-toma-posse-como-primeira-mulher-negra-na-abl/