A Academia Brasileira de Letras, em parceria com a Editora Contracapa, lança o “O vento do mar”, um registro da vida e da obra do poeta e Acadêmico Lêdo Ivo [1]. O livro estará à venda nas livrarias a partir da semana que vem.
O convívio do poeta com grandes figuras da literatura brasileira, como Graciliano Ramos, Manuel Bandeira [2], Jorge de Lima, Austregésilo de Athayde [3], Augusto Frederico Schmidt, Murilo Mendes, Afonso Arinos de Melo Franco [4], José Lins do Rego [5], Cornelio Penna, Lucio Cardoso, Agripino Grieco, Josué Montello [6], Clarice Lispector, entre muitos outros, é evocado e objeto de sua reflexão ensaística, impondo-se como documento precioso da história e da memória cultural do Brasil.
A vasta iconografia contida no livro registra o percurso poético e literário do poeta, as viagens e a participação em numerosos festivais de poesia, o que representa o reconhecimento de sua obra no exterior. E ainda uma história de amor, segundo mos editores.
Em seu texto na terceira capa de “O vento do mar”, na orelha, o escritor Phillippe Chéron afirma que “os laços profundos que vinculam Lêdo Ivo à sua terra brasileira e ao seu povo – ele se orgulha de ser um descendente longínquo da tribo indígena caeté – não entram em contradição com sua vasta cultura cosmopolita. Ao contrário, essas duas dimensões fundamentais de sua existência se completam e se reforçam mutuamente em sua obra. Assim essa obra extremamente abundante e variada projeta uma singular luz rasante sobre nosso mundo. A melancolia e a ironia, a lucidez e a sensualidade, a tristeza e o entusiasmo brilham nela alternadamente como estranhos fogos-fátuos na penumbra e na sufocante unidade marinha dos mangues. Essa iluminação ajuda a considerar a vida e o mundo de um outro modo, aberto, e capaz de conciliar – não fosse pelo tempo de um relâmpago – o esplendor e a abominação”.
25/7/2011
25/07/2011 - Atualizada em 24/07/2011
Links
[1] http://www2.euclidesdacunha.org.br/%3Fsid%3D150
[2] http://www2.euclidesdacunha.org.br/%3Fsid%3D249
[3] http://www2.euclidesdacunha.org.br/%3Fsid%3D137
[4] http://www2.euclidesdacunha.org.br/%3Fsid%3D257
[5] http://www2.euclidesdacunha.org.br/%3Fsid%3D256
[6] http://www2.euclidesdacunha.org.br/%3Fsid%3D284