Minha tia Henriqueta
[2]É uma felicidade poder homenagear minha tia poeta Henriqueta Lisboa por ocasião da publicação de sua Obra Completa, pela editora Peirópolis, com organização de Reinaldo Marques e Wander Melo Miranda.
É uma felicidade poder homenagear minha tia poeta Henriqueta Lisboa por ocasião da publicação de sua Obra Completa, pela editora Peirópolis, com organização de Reinaldo Marques e Wander Melo Miranda.
O Ministério da Defesa enviou ao Congresso a estratégia nacional da defesa, propondo um orçamento para as Forças Armadas de 2% do PIB.
Paulo Guedes se aproveita da pandemia para tentar passar a CPMF.
Terminei em dezembro de 1963 a graduação em economia na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. No primeiro semestre de 1964, frequentei o Curso de Aperfeiçoamento de Economistas (CAE), antecessor da atual Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
Fiz graduação em economia na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de 1960 a 1963. Lembro-me vivavemente de Francisco Iglésias, professor de história econômica, nos indicando a leitura do recém-publicado Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado.
Cheguei aos EUA para fazer pós-graduação em economia na Universidade de Yale no final de agosto de 1964. Tinha então 22 anos.
Aceitei prontamente o gentil convite do Acadêmico Rogério Faria Tavares para falar nesta Academia sobre meus tios Henriqueta, Alaíde, José Carlos e Lourenço. Sabia não caber a um economista como eu discorrer neste recinto sobre a obra literária de meus tios.
As diversas variantes da história recente da política brasileira encontraram-se na noite de sexta-feira na posse do economista Edmar Bacha na Academia Brasileira de Letras. Recebido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, responsável pelo que Bacha considera o ponto culminante de sua vida pública, a participação no Plano Real, teve a presença de outro ex-presidente, José Sarney, com quem colaborou na elaboração do Plano Cruzado e na presidência do IBGE.
Links
[1] http://www2.euclidesdacunha.org.br/academicos/edmar-lisboa-bacha
[2] http://www2.euclidesdacunha.org.br/artigos/minha-tia-henriqueta
[3] http://www2.euclidesdacunha.org.br/artigos/gastamos-pouco-com-os-militares
[4] http://www2.euclidesdacunha.org.br/artigos/paulo-guedes-se-aproveita-da-pandemia-para-tentar-passar-cpmf
[5] http://www2.euclidesdacunha.org.br/artigos/relatos-de-um-mestrando-em-yale-1964-65
[6] http://www2.euclidesdacunha.org.br/artigos/furtado-em-yale-relatos-de-um-jovem-admirador
[7] http://www2.euclidesdacunha.org.br/artigos/tocquevilleanas-um-estudante-brasileiro-nos-eua-196465
[8] http://www2.euclidesdacunha.org.br/artigos/os-lisboa-fragmentos-de-memoria
[9] http://www2.euclidesdacunha.org.br/academicos/merval-pereira
[10] http://www2.euclidesdacunha.org.br/artigos/historia-recente