Ana Maria Gonçalves, 55, autora do livro "Um Defeito de Cor", se tornou a primeira mulher negra a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Além do feito, anunciado pela ABL nesta quinta-feira (10), ela também é a mais jovem do atual quadro de imortais e a 13ª mulher na história da Academia.
Eleita com 30 votos de um total de 31 possíveis, Ana Maria ocupará a cadeira 33, vaga desde o falecimento de Evanildo Bechara, professor, gramático e filólogo brasileiro, que morreu, em 22 de maio, em decorrência de falência múltipla de órgãos, aos 97 anos.
O aclamado romance “Um Defeito de Cor”, é vencedor do Prêmio Casa de las Américas (2007) e foi eleito como Melhor Livro de Literatura Brasileira do século XXI por júri da Folha de S.Paulo.
Além disso, o livro inspirou o enredo da escola de samba do Rio de Janeiro, Portela em 2024. Desenvolvido pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga e pelos pesquisadores Beatriz Chaves e Marcelo D. Macedo, o enredo foi premiado com um Estandarte de Ouro e alçou a Portela à quarta colocação no Carnaval de 2024.
Com sólida atuação no Brasil e no exterior, foi escritora residente em instituições como Tulane, Stanford e Middlebury, nos EUA. Tem se destacado pela difusão de debates sobre literatura e questões raciais, além de atuar como professora de escrita criativa e curadora de projetos culturais.
Para o presidente da ABL, Merval Pereira, Ana Maria é uma das maiores escritoras brasileira dos últimos anos. "O livro 'Um defeito de cor' foi considerado o mais importante da literatura brasileira dos últimos 25 anos. Só por isso, merece entrar para a ABL. Além disso, é uma mulher negra e a ABL está empenhada em aumentar sua representatividade entre seus pares. Ana Maria terá a função de demonstrar que a ABL está sempre querendo aumentar sua representatividade de sexo, cor, e qualquer tipo que represente a cultura brasileira."
Na disputa pela vaga, outros 12 nomes estavam inscritos: Ruy da Penha Lobo, Wander Lourenço de Oliveira, José Antônio Spencer Hartmann Júnior, Remilson Soares Candeia, João Calazans Filho, Célia Prado, Denilson Marques da Silva, Gilmar Cardoso, Roberto Numeriano, Aurea Domenech e Martinho Ramalho de Melo.
Matéria na íntegra: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/ana-maria-goncalves-se-torna-a-1a-mulher-negra-a-ingressar-na-abl/
11/07/2025