Nesta quarta-feira (23/04), a cidade do Rio de Janeiro se torna a Capital Mundial do Livro 2025, no Teatro Carlos Gomes, no Centro. O prefeito Eduardo Paes recebe o título das mãos da prefeita de Estrasburgo, na França, Jeanne Barseghian. Isso dá início ao calendário de eventos. Também nesta quarta, será aberta a Caixa Literária da Língua Portuguesa, com livros de escritores de língua portuguesa de todo mundo.
A caixa foi trazida de Lisboa onde, no dia 8 de abril, no evento “Rios da palavra”, realizado na Academia das Ciências, recebeu simbolicamente um acervo composto por obras clássicas e contemporâneas da literatura lusófona produzida em países como Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste.
A ideia é que, ao fim do período do Rio como Capital Mundial do Livro, outra caixa como essa seja enviada a Rabat com livros brasileiros. A capital marroquina assumirá o posto em 2026.
O título foi concedido pela Unesco à cidade em reconhecimento à excelência dos programas de promoção da leitura do município e anunciado por Paes ano passado. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe essa honra.
Durante os próximos 12 meses, uma extensa programação focada em livros e literatura vai tomar conta de ambientes óbvios para a ocasião como escolas, bibliotecas, livrarias, museus e centros culturais, mas também acontecerá em locais públicos de grande circulação, como terminais de ônibus e estações de trem e de metrô.
A programação será ancorada por cinco grandes ações: Bienal do Livro, Noite com Livros, Book Parade Rio 2025, Rio de Livros e Academia Editorial Jr. Além disso, haverá uma inédita edição carioca do Prêmio Jabuti.
Matéria na íntegra: https://diariodorio.com/rio-de-janeiro-se-torna-a-capital-mundial-do-livro-2025/
24/04/2025