Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - O Dia - Presidente da ABL repudia proposta de retirar livro do Jorge Amado das escolas: 'Patético'

ABL na mídia - O Dia - Presidente da ABL repudia proposta de retirar livro do Jorge Amado das escolas: 'Patético'

 

O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, se posicionou contra as declarações da vereadora Jessica Lemonie (PL), de Itapoá, Santa Catarina, que pediu a retirada do livro "Capitães da Areia" dos currículos escolares da cidade. Em nota, ele afirmou que a obra vem sendo admirada desde que foi publicada, em 1937, e que o seu autor, Jorge Amado (1912-2001), é reconhecido internacionalmente.

"A Academia Brasileira de Letras vem mais uma vez se posicionar contra a tentativa de censura a livros, como acontece agora em Santa Catarina. Escrito em 1937, o livro 'Capitães da Areia' vem sendo admirado desde então. O acadêmico Jorge Amado, um dos nossos maiores escritores, reconhecido internacionalmente, ser discriminado por suposta influência política comunista, a essa altura do século 21, chega a ser patético. Até porque Jorge Amado renegou o comunismo em 1956", disse.

Entenda o caso

Jessica Lemonie argumentou, em sessão plenária da Câmara dos Vereadores de Itapoá no último dia 16 de junho, que "Capitães da Areia" promove "marginalização infantil" e que seu conteúdo não é apropriado para crianças.

"É uma maneira em que a esquerda está infiltrando esses livros nas escolas. Quem foi Jorge Amado? Se vocês derem um Google, vão vê-lo como um artista, tem muitas obras, um escritor famoso, conhecido. Na verdade, sim, um escritor comunista famoso e conhecido. Foi deputado federal e teve seu mandato cassado. Ele, que era filiado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro). É isso que nós estamos ensinando para nossas crianças", afirmou.

Ela destacou um trecho do livro em que uma personagem sofre uma tentativa de abuso sexual. "Isso não é censura, é respeito com nossas crianças e adolescentes, esse livro pode estar na biblioteca para uso de quem tenha idade adequada. Sigo trabalhando para a resolução deste atentado à nossas crianças, espero contar com a colaboração do executivo para que se retire das escolas da rede municipal o quanto antes", disse, em publicação nas redes sociais.

Matéria na íntegra: https://odia.ig.com.br/brasil/2025/07/7086043-presidente-da-abl-repudia-proposta-de-retirar-livro-do-jorge-amado-das-escolas-patetico.html

03/07/2025