Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Amenilidades e leitores

Amenilidades e leitores

 

Leitores, se os tenho, reclamam aos canais competentes dos assuntos que costumo abordar em minhas crônicas, que não considero colunas, mas crônicas mesmo. O país pegando fogo, escândalos pipocando, ídolos despencando de seus pedestais históricos, tudo isso constitui o pão, pão, queijo, queijo da mídia nos dias de hoje.


Eventualmente, e meio contra a vontade, abordo temas que têm a ver com a situação. Nada entendendo de política e, além disso, mal-informado como sempre, não me entusiasmo e muito menos me esbofo em comentar, criticar ou elogiar o que se passa no cenário nacional.


Prefiro, como em crônica recente, escrever sobre a corrida de barquinhos a vela que vi aqui na Lagoa, diante de minha varanda, num sábado de sol e preguiça. Perda de tempo e espaço, reclamam os leitores que não os tenho -mas o jornal os tem. Ficam indignados com o desprezo que dedico aos grandes temas que sacodem a nossa vida pública.


Penso em minha mãe -pensamento que equivale mais ou menos a pensar na corrida de barquinhos de sábado. Nada a ver com a realidade que atualmente preocupa a nação e estarrece o povo. Ela tentou educar o filho para temas que considerava nobres, botou-me num seminário para que eu salvasse almas, estudasse Sócrates, santo Agostinho, lesse Horácio e Ovídio no original. Ficaria estarrecida ao ver-me falar de Marcos Valério, Lula, Palocci, Delúbio.


Mau filho, mau cronista, vez por outra sou obrigado a falar desse time de pernas-de-pau da humanidade. Em 64, quando processado e preso pelo então ministro da Guerra, minha mãe passou uns tempos decepcionada comigo: "Não foi para isso que eduquei meu filho", dizia.


Não falo com ela há muito, mas, de alguma forma, sinto que ainda me protege, não por concordar comigo, mas por pena, talvez por amor. De maneira que, quando escrevo sobre barquinhos a vela, sinto a mão dela afagando a minha cabeça e me abençoando.




Folha de São Paulo (São Paulo) 28/11/2005

Folha de São Paulo (São Paulo), 28/11/2005