O Globo Repórter desta sexta-feira (1º) destacou um rumor antigo envolvendo Machado de Assis. O escritor brasileiro teria tido uma amante?
Nem mesmo a paixão por sua esposa, Carolina Augusta Xavier de Moraes livrou Machado de especulações. Ele deu de sumir algumas horas da tarde e fez levantar dúvidas entre amigos. A suspeita? Ele estaria envolvido com outra mulher.
Mas a história não passava de um boato. Na verdade, a “amante” de Machado era uma obra de arte. O escritor estava fascinado por um quadro, mas não tinha dinheiro para comprá-lo. Ao descobrir isso, amigos se reuniram para presentear Machado com a pintura: “Dama do Livro”, de Roberto Fontana.
Assim como a obra "Dama do Livro", muitos dos objetos pessoais de Machado de Assis estão preservados na sede da Academia Brasileira de Letras. Ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente da academia.
Na biblioteca da ABL, uma coleção especial reúne 935 obras que pertenciam ao autor. Por serem obras raras e antigas, o manuseio exige cuidado redobrado. Para manusear os livros, os visitantes precisam utilizar luvas para proteger as obras. Em um deles, é possível ver um dedicatória de Machado. Veja na imagem abaixo.
Matéria na íntegra: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2024/11/02/machado-de-assis-tinha-uma-amante-entenda-boato-envolvendo-escritor.ghtml