Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Israel Beloch fala sobre a construção de dicionários biográficos

Israel Beloch fala sobre a construção de dicionários biográficos

 

Responsável pela elaboração do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro e do Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil, o historiador Israel Beloch vai falar sobre “História e biografia: viagem aos dicionários biográficos”, na próxima terça-feira (16), às 17h30. A coordenação será do Acadêmico Ruy Castro.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/historia-e-biografia-viagem-aos-dicionarios-historicos-biograficos-616633. Haverá também transmissão ao vivo no YouTube da ABL: https://www.youtube.com/live/1VGY6afl0Qs?si=cNMCGgpjdnFde TjS

Beloch abordará sua trajetória pessoal e os aspectos técnicos da construção de dicionários histórico-biográficos. Ele contará como começou seu interesse pelo tema, passando pelos primeiros contatos com obras biográficas ainda no ginásio, e detalhará a elaboração do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, revelando o funcionamento interno e os desafios do projeto no CPDOC da FGV.

Além disso, contará um pouco sobre a criação do Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil e o desenvolvimento do site Brasiliana Eletrônica, mostrando a integração entre pesquisa histórica e tecnologia digital.

O historiador também fará um panorama das diversas obras biográficas existentes em diferentes áreas como história, artes, música, literatura e cinema, e destacará a variedade de temáticas e metodologias envolvidas na construção dos dicionários.

Na próxima quinta-feira (18), na série Quinta é Cultura, a doutora em literatura comparada pela UFF Lúcia Bettencourt dará a palestra “Teias, tramas e patranhas: o feminino e o masculino na Odisseia”, às 17h30.

Sobre Israel Beloch

Israel Beloch, engenheiro mecânico pela PUC-RJ (1964), mestre em História pela UFF (1984), formulador e coordenador do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, publicado pelo CPDOC da Fundação Getulio Vargas (1984), fundador e diretor da Memória Brasil Projetos Culturais, onde criou diferentes exposições de arte e cultura, livros e outras publicações e eventos culturais (1990-2019). Presidente da Casa Stefan Zweig, de Petrópolis, onde editou diversos livros, entre os quais o Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil.

08/09/2025