Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - A Critica - Noite de reflexão literária encerra o ciclo de eventos da ASL em 2025

ABL na mídia - A Critica - Noite de reflexão literária encerra o ciclo de eventos da ASL em 2025

 

Na noite do próximo dia 27 de novembro, uma quinta-feira, as cadeiras do auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras começaram a se preencher antes das 19h30. Era a última edição do ano do Chá Acadêmico. Na plateia, estavam leitores, educadores, artistas visuais, músicos, acadêmicos. No centro, o escritor Godofredo de Oliveira Neto, ocupante da cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras.

Godofredo veio para falar sobre língua e literatura de expressão portuguesa, mas também sobre identidade e encontros. Disse que a oralidade é o que a literatura brasileira tem de mais genuíno. E que se abeirar dela é uma forma de construir, pouco a pouco, o que se entende por identidade nacional.

A noite foi marcada pela diversidade. Além da palestra, o evento contou com apresentação do grupo Opus Vivare, dentro do projeto Música Erudita e Suas Fronteiras, parceria com a UFMS. Também houve intervenções ao vivo da Confraria Sociartista, com os artistas Luciana Rondon e Walter Lambert, que levaram pintura e arte em sucata eletrônica ao espaço da Academia. Ao final, flauta e piano no foyer encerraram a programação com leveza.

A ação integrou o projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, promovido pela ASL ao longo de 2025 em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do Estado e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, destacou que os encontros realizados durante o ano com membros da ABL incentivaram reflexões sobre o papel da literatura na sociedade. E que literatura amplia a visão de mundo, aprofunda o pensamento crítico e abre caminho para mais empatia.

Godofredo é autor de mais de 28 livros, entre romances, contos e obras infantis. Seu romance Menino Oculto foi finalista do Prêmio Jabuti. Também escreveu O Bruxo do Contestado, A Ficcionista, Ana e a Margem do Rio e Amores Exilados. Além de membro da ABL, é professor titular da UFRJ, doutor em Letras e pós-doutor pela Georgetown University. Já ministrou cursos em instituições como Sorbonne, Stanford e Ca’ Foscari.

Na ASL, ele dividiu o espaço com artistas que também constroem narrativas em outras linguagens. A flautista Maria Rita Gonçalves e o pianista Philip Andara encerraram a noite com apresentação musical no foyer. Foi o ponto final de um encontro que uniu palavra, som, imagem e reflexão.

Em março de 2026, os Chás Acadêmicos voltam com nova programação. Em 2025, passaram pelo mesmo auditório nomes como Antônio Carlos Secchin, Edgard Telles Ribeiro, Geraldo Carneiro, Jorge Caldeira, Ricardo Cavaliere e o próprio Godofredo. As palavras de todos eles ainda reverberam. Algumas entre as cadeiras, outras nos livros, outras ainda nos silêncios da sala.

SERVIÇO – Chá Acadêmico com Godofredo de Oliveira Neto

Evento: Chá Acadêmico “ABL na ASL: Palestras Imortais”

Palestra: “Língua e literatura de expressão portuguesa: identidades e encontros”

Palestrante: Godofredo de Oliveira Neto (ABL)

Data: Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Horário: 19h30

Local: Auditório da ASL – Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco, Campo Grande (MS)

Entrada: Gratuita

Traje: Esporte

Matéria na íntegra: https://www.acritica.net/noticia/amp/859845/godofredo-oliveira-neto-palestra-asl-identidade-literatura/

 

26/11/2025