Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Olhar Digital - 8 filmes de Cacá Diegues para assistir no streaming e conhecer o trabalho do cineasta brasileiro

ABL na mídia - Olhar Digital - 8 filmes de Cacá Diegues para assistir no streaming e conhecer o trabalho do cineasta brasileiro

 

cinema nacional teve uma grande perda em 2025. Um dos cineastas mais importantes do Brasil, Carlos Diegues, mais conhecido como Cacá Diegues, faleceu no dia 14 de fevereiro deste ano.

Nascido em Maceió, Cacá Diegues foi um dos líderes do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1960 que buscava retratar a realidade social e política do país, com um estilo autoral, engajado e de baixo orçamento.

Ele também é responsável por sete obras selecionadas como representantes do Brasil no Oscar. Entretanto, nenhum de seus trabalhos conseguiu uma indicação. Seus filmes, no geral, sempre abordavam ou exploravam as mazelas ou faziam um retrato social do Brasil.

Como forma de homenageá-lo, abaixo listamos oito filmes dirigidos por Cacá Diegues que é possível encontrar para assistir online de forma oficial.

8 filmes de Cacá Diegues para assistir online

O Grande Circo Místico (2018)

Filmes que se baseia no poema do livro “A Túnica Inconsútil”, de Jorge de Lima. “O Grande Circo Místico” foi selecionado como representante brasileiro para concorrer ao Oscar 2019 como Melhor Filme Estrangeiro, mas não foi indicado.

O longa acompanha a história de cinco gerações de uma família circense, desde a inauguração do Grande Circo Místico em 1910 até os tempos atuais. O elenco conta com Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Antônio Fagundes, Mariana Ximenes e os franceses Vincent Cassel e Catherine Mouchet.

Deus é Brasileiro (2003)

Um dos filmes mais conhecidos de Cacá Diegues pelo grande público é “Deus é Brasileiro”. A comédia se baseia no conto “O Santo que não Acreditava em Deus”, de João Ubaldo Ribeiro.

Antonio Fagundes estrela o filme como Deus, que está cansado dos erros da humanidade e decide tirar umas férias. Assim, Deus resolve procurar alguém para ocupar temporariamente o seu lugar e decide buscar no Brasil, por ser um país religioso que ainda não tem um santo reconhecido.

Bye Bye Brasil (1980)

Considerado por boa parte dos críticos brasileiros como um dos mais importantes filmes do cinema nacional, “Bye Bye Brasil” é tido como a grande obra de Cacá Diegues.

O enredo acompanha uma caravana de artistas itinerantes que cruzam o Brasil, fazendo espetáculos para as pessoas que ainda não têm acesso à televisão.

O elenco conta com José Wilker, Betty Faria, Fábio Júnior, Zaira Zambelli e Jofre Soares.

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) colocou o filme em 18º lugar na sua lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Chuvas de Verão (1978)

O drama “Chuvas de Verão” é um dos filmes mais elogiados da carreira de Cacá Diegues na direção. A Abraccine colocou o filme em 92º lugar na sua lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Jofre Soares estrela o filme como Afonso, um homem de setenta anos que finalmente inicia a sua aposentadoria. O filme acompanha Afonso se envolvendo na vida da filha e dos amigos, além de começar um romance com sua vizinha Isaura.

Xica da Silva (1976)

Baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos, “Xica da Silva” é uma das obras de maior destaque da filmografia de Cacá Diegues. O longa foi selecionado como representante brasileiro para concorrer ao Oscar 1977 como Melhor Filme Estrangeiro, mas não foi indicado.

A trama se passa no século 18 e segue Xica da Silva (Zezé Motta), uma escrava que despertou a paixão de um membro da corte portuguesa (Walmor Chagas) e atingiu uma posição de destaque na sociedade da época, usufruindo de uma vida de luxo.

Quando o Carnaval Chegar (1972)

Trazendo três grandes nomes da música brasileira no elenco, “Quando o Carnaval Chegar” se destaca por seus números musicais.

Na trama, um grupo de cantores sem sucesso é contratado para se apresentar para um rei que chegará para o Carnaval. Porém, o espetáculo sofre ameaças por algumas confusões.

Os cantores Chico Buarque, Nara Leão e Maria Bethânia estrelam o filme ao lado de nomes consagrados como Hugo Carvana, Antônio Pitanga e José Lewgoy.

A Grande Cidade (1966)

Explorando temas como a migração nordestina no Brasil, “A Grande Cidade” é reconhecido por muitos críticos e cinéfilos como o melhor filme de Cacá Diegues. Anecy Rocha, Leonardo Villar e Antônio Pitanga estrelam o filme.

A trama segue Luzia (Anecy Rocha), que deixa o Nordeste em busca de uma vida melhor e vai para o Rio de Janeiro para encontrar o noivo. Porém, ela descobre que ele mora em uma favela e se tornou um temido bandido.

Ganga Zumba (1963)

Exemplar da primeira fase do Cinema Novo, “Ganga Zumba” se baseia no livro homônimo de João Felício dos Santos.

O longa conta a vida da figura histórica que dá nome ao filme: Ganga Zumba, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, uma comunidade de pessoas fugitivas da escravidão durante o período do Brasil Colônia. Antônio Pitanga estrela como o personagem.

Quantas obras audiovisuais o Cacá Diegues já dirigiu?

Quantas obras audiovisuais o Cacá Diegues já dirigiu? Cacá Diegues tem 29 créditos de direção, incluindo longas e curtas-metragens, produções para a TV e documentários.

20/02/2025