Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Fora todos!

Fora todos!

 

Já lembrei aqui neste espaço, há tempos, a cena deliciosa de um dos melhores romances que li em toda a minha vida, "Fontamara", de Ignazio Silone, autor italiano patrulhado pelos comunistas, embora tenha sido, ele próprio, um comunista sincero, mas independente da linha ditada pelo "pápucha" Stalin e seus prepostos espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil.


Uma comissão de fascistas vai a Fontamara, aldeiazinha perdida nas montanhas, onde todos são analfabetos e vivem brigando por causa de cabras e, sobretudo, por causa de água, água pouca, que só existe numa fonte, a fonte amarga do título. Os fascistas fazem uma pesquisa de opinião e querem saber como recensear aqueles camponeses rudes, fora do contexto progressista que Mussolini havia criado na Itália.


Era impossível e, principalmente, inútil fazer um questionário sobre o pensamento político daquela gente. Os fascistas simplificaram. Chamavam um a um os fontamarenses e pediam para que eles dessem um viva a qualquer pessoa ou entidade. O primeiro deu um "Viva o rei!" e foi cadastrado como monarquista. Outro deu um "Viva o papa!", foi catalogado como clerical. Uma velhinha deu um "Viva São Roque!", padroeiro da aldeia, e foi arrolada como anarquista. E um outro vivou o povo, recebendo a classificação de comunista.


O ancião mais velho da aldeia, desconfiando que nenhum daqueles vivas havia agradado aos fascistas, pensou em dar um "Viva Garibaldi!", mas teve receio de também não agradar. Deu um "Viva todos!". Foi fichado como liberal. É isso aí. Viva todos.


Na semana passada, numa dessas manifestações contra a corrupção reinante, apareceu uma faixa: "Fora todos!" (Não tenho certeza se havia o ponto de exclamação, seria redundante). Seriam liberais como o velhinho de Fontamara, na base do: estando tudo na pior, o mais sábio e decente é irmos todos embora.


Mas para onde?




Folha de São Paulo (São Paulo) 25/08/2005

Folha de São Paulo (São Paulo), 25/08/2005