
Os fatos nas palavras
A partir do momento em que um deputado se recusou a ser ministro, partiu-se o cristal. Acredito que o governo Lula, para este Congresso, está acabado.
A partir do momento em que um deputado se recusou a ser ministro, partiu-se o cristal. Acredito que o governo Lula, para este Congresso, está acabado.
O Congresso, mesmo com seus defeitos, tem as qualidades necessárias para ser a garantia democrática no país.
O governo não tinha outra saída ao recorrer à Corte, a não ser que admitisse capitular diante da afronta do Congresso.
Qualquer eleição pode ser influenciada por diversos fatores que desvirtuam a vontade real da maioria.
Os ventos eleitorais parecem favorecer o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que uniria a liderança política da centro-direita ao apoio dos radicais do bolsonarismo
A esquerda brasileira, especialmente o PT, nascida da Teoria da Libertação, não encontrou o respaldo permanente na Igreja Católica e, juntamente com ela, perdeu espaço no seio dos desvalidos
O governo não quer cortar gastos, mas o Congresso e o Judiciário também não querem
A anistia a Bolsonaro pelo Congresso provocaria uma longa discussão sobre sua legitimidade, que acabaria no Supremo Tribunal Federal (STF).
A mais recente pesquisa do DataFolha confirma o que a classe política deduz na labuta cotidiana atrás de votos: a salvação do presidente Lula está na insistência de Bolsonaro em colocar seu sobrenome na chapa presidencial da oposição.
Nos depoimentos no STF sobre a tentativa de golpe, nenhum dos réus conseguiu se safar das acusações.
Os “donos” dos partidos administram as contradições com manipulação dos fundos partidário e eleitoral, destituição de comissões provisórias e negociações programáticas precárias e superficiais.
As reformas de 2017 já proporcionaram efeitos virtuosos para o sistema partidário, diminuindo a hiper fragmentação (hoje o número de partidos efetivos é o mesmo que existia durante o governo Fernando Henrique Cardoso, 9, avaliam) e aumentando a disciplina interna.
Pesquisa dá sinais de que benefícios sociais já não são suficientes para levar o voto dos mais necessitados
Há convergência de pensamento e objetivos com Trump que isola a esquerda, mesmo a não radical
Enquanto os três Poderes não trabalharem na mesma direção, não teremos um país com equilíbrio econômico e social