A Acadêmica e escritora Nélida Piñon, Secretária-Geral da Academia Brasileira de Letras, viajou para o México, no dia 24 de novembro, a convite da Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL), que este ano estava completando seu 30º aniversário. A brasileira foi o primeiro escritor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Juan Rulfo.
Nélida Piñon fez uma palestra sobre a influência de Gustave Flaubert na obra de Maria Vargas Llosa, por ocasião da homenagem que a FIL fez pelos 80 anos do escritor, completados em março de 2016. A Acadêmica integrou, também, a mesa sobre a América Latina, que contou, ainda, com Leonardo Padura e Laura Restrepo.
Depois, participou da reunião del Comitê de la Cátedra Latinoamericana Julio Cortázar, da qual é membro. Em outra oportunidade, falou, junto com Mario Vargas Llosa, na inauguração do Centro de Documentación de Literatura Iberoamericana Carmen Balcells. Nélida Piñon somente retornou ao Brasil no dia 2 de dezembro e, no período de sua estada no México, teve, ainda, uma série de diálogos públicos e entrevistas.
24/11/2016