A Academia Brasileira de Letras inaugura a quarta edição do Ciclo de Conferências 2007 com um olhar nos Espaços da Mídia. Sob a coordenação do acadêmico Murilo Melo Filho, intelectuais vão falar durante o mês de junho sobre televisão, rádio, jornalismo, charge e caricatura.
Nesta terça-feira, o professor Muniz Sodré apresenta "A televisão: linguagem e imaginário". Sodré pertence à geração dos inovadores da Escola Latino-Americana de Comunicação e é autor de "A comunicação do grotesco", um clássico da Teoria da Comunicação.
Conheça o conferencista:
Muniz Sodré
Nasceu em São Gonçalo dos Campos (BA), em 1942. Cursou Ciências Jurídicas e Sócias pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Sociologia da Informação da Comunicação pela Universidade de Paris. Atuou como jornalista profissional no Jornal do Brasil, na revista Manchete e foi editor do periódico Cadernos Bloch de Comunicação.
Como docente, trabalhou na Universidade Federal Fluminense e fez carreira universitária na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na UFRJ, conquistou o título de professor-titular e exerceu o cargo de diretor da instituição.
Pertence à geração dos inovadores da Escola Latino-Americana de Comunicação. É autor de vários livros sobre Teoria da Comunicação: Clara e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil (1999); Reinventando a cultura: a comunicação e seus problemas (1996); O Brasil simulado e o real (1991); A literatura de mercado (1985); Teoria da literatura de massa (1978); O monopólio da fala (1977) e A comunicação do grotesco (1972). Coordena atualmente o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, orientando pesquisas de mestrado e doutorado.
05/06/2007 - Atualizada em 04/06/2007