CineAcademia Nelson Pereira dos Santos exibe o filme "Argila", de Humberto Mauro
Publicada em 25/11/2019
A Academia Brasileira de Letras, em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna e com o apoio do Espaço Itaú de Cinema, encerrou o primeiro ciclo do CineAcademia Nelson Pereira dos Santos em homenagem ao saudoso acadêmico falecido em 2018. A coordenação desse ciclo foi do Acadêmico Carlos Diegues.
O primeiro filme projetado foi "Limite", de Mário Peixoto, o segundo, "Argila", de Humberto Mauro, e "Rio 40 graus", de Nelson Pereira dos Santos, foi o último filme do ciclo a ser exibido.
Após a projeção do filme, houve uma mesa de debates com profissionais ligados à obra cinematográfica em exibição, além de cineastas, críticos, professores e pensadores reconhecidos. A mesa foi composta pelo cineasta Luiz Carlos Barreto e pelo Acadêmico Geraldo Carneiro. José Quendal foi o mediador do debate.
Rio 40 Graus
No Rio de Janeiro, em um dia intenso de verão, cinco garotos pretos e pobres saem da favela onde vivem para vender amendoim pela cidade. Percorrendo os quatros cantos do Rio, eles vivem e presenciam casualidades e incidentes cariocas, verdadeiras desventuras urbanas que destrincham a realidade urbana carioca daquele período.
10/12/2019Publicada em 25/11/2019