Elizabeth Oliveira
A Academia Brasileira de Letras (ABL) homenageou o presidente da Comissão Executiva dos Diários Associados e diretor-presidente do Correio Braziliense, Álvaro Teixeira da Costa, com uma placa comemorativa aos 110 anos da ABL, e o presidente do Jornal do Commercio e da Rádio Tupi, Mauricio Dinepi, com uma medalha alusiva ao aniversário da Casa, em almoço realizado na última sexta-feira. No evento, o presidente da ABL, Marcos Vilaça, enfatizou a contribuição dos veículos dos Associados ao fortalecimento das atividades culturais da Academia.
Também foi homenageado com uma placa comemorativa aos 110 anos da ABL o ex-vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e atual membro do Conselho de Representantes da entidade, Carlos Eduardo Moreira Ferreira. Segundo ressaltou Vilaça, a indústria, representada no evento pela CNI, tem apoiado fortemente as atividades da ABL.
Participaram do almoço de homenagem aos veículos dos Associados e à Indústria, entre outros, os acadêmicos Marco Maciel, Murilo MeIo Filho, o secretário-geral da Academia, Cícero Sandroni, e o diretor-geral da Rádio Tupi, Alfredo Raymundo Filho. “A Academia chega aos 110 anos realizando as mais diferentes atividades culturais, que têm contado com total apoio da imprensa, aqui representada pelos veículos dos Associados. Vale ressaltar que a imprensa é a outra face desta Casa, já que a ABL, desde a Sua fundação, é composta de jornalistas. Quero agradecer a Mauricio Dinepi pela generosidade e cumprimentar Álvaro Teixeira da Costa pela grande contribuição que tem dado ao fortalecimento da imprensa brasileira”, afirmou o presidente da ABL.
"Estou muito honrado com essa homenagem de uma entidade que é uma casa viva de cultura e que já teve a presença de Assis Chateaubriand e de Austregésilo de Athayde. dois grandes nomes da imprensa brasileira, afirmou Teixeira da Costa.
O presidente da ABL também mencionou a importância de Assis Chateaubriand e de Austregésilo de Athayde para a consolidação da Academia como uma referência cultural nacional e internacional, bem como para o desenvolvimento da imprensa no Brasil. Ressaltou também a relevância de Mauro Mota, que atuou como diretor do Diário de Pernambuco e é considerado outro grande colaborador da ABL. "Tive a honra de sucedê-Io aqui nesta Casa", acrescentou.
O ex-vice-presidente da CNI disse ser "uma honra estar aqui nesta entidade, que é uma guardiã da literatura brasileira e das tradições da nossa língua portuguesa". "Tenho a honra de conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido aqui e de desfrutar desse clima de preservação da nossa cultura. Certamente, enquanto existirem entidades como a Academia Brasileira de Letras, todos nós, cidadãos brasileiros, podemos manter a esperança de um País melhor", disse Carlos Eduardo Moreira Ferreira.
Jornal do Commercio (RJ) 12/11/2007
13/11/2007 - Atualizada em 13/11/2007