A Academia Brasileira de Letras apresenta, através de seu canal de podcasts, uma mesa-redonda especial sobre a criação e o tratamento de resíduos durante a pandemia. A mesa conta com a participação do pesquisador Emílio Eigenheer.
Emílio Eigenheer possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). É professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Implantou em Niterói a primeira experiência brasileira sistemática e documentada de coleta seletiva. O projeto, que contribuiu decisivamente para a disseminação da coleta seletiva no Brasil, teve por base o envolvimento comunitário e a integração de bairros de classe média com áreas carentes. Além de prosseguir com seu projeto, Emílio Eigenheer desenvolve atividades de pesquisa relacionadas a aspectos históricos, religiosos, culturais e educacionais dos resíduos sólidos.
Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.