O Acadêmico Ruy Castro e Heloisa Seixas são os curadores da exposição “Viva Carmen”, que reabre o museu Carmen Miranda, na praia do Flamengo, na próxima sexta-feira, dia 4, às 18hs.
A exposição conta a história da artista luso-brasileira mundialmente famosa. O público terá a oportunidade de mergulhar na vida e na carreira da Artista, conhecendo detalhes de sua infância, a ascensão meteórica no mundo do entretenimento e sua influência duradoura na cultura brasileira e internacional.
Figurinos deslumbrantes, fotografias raras, objetos pessoais e registros históricos foram selecionados pelos curadores para oferecer uma experiência rica aos visitantes.
Em 2005, Ruy Castro escreveu uma biografia de Carmen Miranda, onde acompanhou a vida da brasileira mais famosa do século XX, desde o nascimento da menina Maria do Carmo, numa aldeia em Portugal (e a vinda ao Rio de Janeiro, em 1909, com dez meses de idade), à consagração brasileira e internacional de Carmen Miranda e sua morte em Beverly Hills, aos 46 anos, vítima da carreira meteórica e dos muitos soníferos e estimulantes que massacraram seu organismo em pouco tempo. Mas 'Carmen' não é apenas uma biografia. Enquanto entrelaça a intimidade e a vida pública da maior estrela do Brasil, Ruy Castro nos leva a um passeio pelo Rio dos anos 20 e 30, e por Nova York e Hollywood dos anos 40 e 50 - cenários em que é especialista. Além disso, o autor resgata a história da música popular brasileira, da praia, do Carnaval, da juventude do passado, da Rádio Mayrink Veiga, do Cassino da Urca, da Broadway, dos gângsteres que dominavam os nightclubs americanos e dos bastidores dos estúdios de cinema - numa época em que para estrelas como Carmen, as noites não tinham fim.
O Museu Carmen Miranda foi projetado pelo arquiteto Afonso Eduardo Reidy e inaugurado em 1976 ne ficou fechado durante b10 anos para obras de revitalização.
O Museu fica na Av. Rui Barbosa s/n
Funcionamento – Quarta a sexta – 11h às 17h
Sábados, domingos e feriados - 12h às 17h
03/08/2023