A Academia Brasileira de Letras e o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro apresentam o "Seminário Relações Culturais Brasil - China", a realizar-se no dia 26 de novembro, quarta-feira, de 10h às 13h, no Teatro R. Magalhães Jr..
Conferencistas:
- Li Baojun (Cônsul Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro)
- Candido Mendes de Almeida (Acadêmico e Reitor da UCAM)
- Shu Jianping (Conselheiro Cultural da Embaixada da República Popular da China)
Tema: "A Escrita Chinesa - Das Inscrições Oraculares à Era da Informática". A origem da escrita chinesa; A composição dos caracteres chineses; A Arte da Escrita: a Caligrafia Chinesa; O suporte e os utensílios da escrita chinesa; A escrita chinesa na Era da Informática.
- Severino Cabral (Presidente do IBECAP)
Tema: "Conhecer a China hoje. O estudo da China no Brasil e as perspectivas que se abrem nesse início de século e de milênio para o maior conhecimento da história, da cultura e da humanidade chinesa na universidade brasileira. Como criar as bases de um conhecimento brasileiro da sociedade chinesa, tendo em vista a cooperação acadêmica que aproxime e intensifique o diálogo cultural brasileiro-chinês."
- Carlos Tavares (Assessor da Confederação Nacional do Comércio - CNC)
Tema: "China - Origens da Humanidade". Autor de seis livros sobre a nação asiática, Tavares focalizará cerca de 70 descobertas e invenções chinesas, como a pólvora, o papel, a bússola, a impressão, a porcelana, o petróleo, o livro, o bronze, o ferro, o aço, como também o vinho, a cerveja e até o futebol.
A Coordenação do Seminário é do Presidente da ABL, Cícero Sandroni.
25/11/2008
10/11/2008 - Atualizada em 10/11/2008