O livro Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado será lançado nesta quinta-feira (7), às 17h30, na biblioteca do Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, durante a programação oficial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). A obra inaugura a coleção Um Gesto de Amizade da Editora Casa de Palavras, selo editorial da Fundação Casa de Jorge Amado, e reúne correspondências trocadas entre os dois escritores.
Homenagem a Dias Gomes
Segundo a presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga, a escolha da obra para abrir a coleção está ligada à homenagem prestada este ano ao dramaturgo baiano.
“Em nosso acervo, guardamos muitas cartas de Jorge Amado com seus amigos. Vamos iniciar uma coleção de livros com esse material. O ‘Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado’ abre a coleção. Aproveitamos que Dias Gomes é o homenageado desta edição da Flipelô”, explicou.
Ela destaca que o lançamento contará com a presença das famílias dos dois escritores. “Para fazer o lançamento, nada mais simbólico que unir a família dos dois escritores. Será um bate-papo com Paloma Jorge Amado, filha da escritora Zélia Gattai e Jorge Amado, e Tatiana Dias Gomes, neta da escritora Janete Clair e Dias Gomes. Não temos dúvida que será um momento muito emocionante na Flipelô”.
Organização e programação da Flipelô
A seleção, organização e notas sobre as cartas foram realizadas por Bete Capinan, coordenadora editorial, e Paloma Jorge Amado, que também integra o Conselho da Fundação Casa de Jorge Amado. A Flipelô será realizada a partir desta quarta-feira (6) até domingo (10) e terá programação gratuita.
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Fundação Casa de Jorge Amado, com patrocínio da Motiva, Itaú, Banco do Nordeste e SICOOB, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também conta com apoio da Prefeitura de Salvador, do Governo da Bahia, da ITS Brasil e da TV Pelourinho, além de parceria de mídia com a Rede Bahia.
9º edição começa nesta quarta-feira
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) será realizada entre os dias 6 e 10 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. Organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, o evento chega à sua 9º edição e se destaca como um dos maiores encontros culturais e literários do Brasil, oferecendo uma programação totalmente gratuita.
“Serão cinco dias de festa dedicados à literatura, integrando outras expressões culturais como música, teatro, artes visuais e gastronomia. A Flipelô é um verdadeiro caldeirão cultural que atrai um público diversificado”, declarou Ângela Fraga.
Segundo a diretora-executiva, mais de 250 mil pessoas passaram pelo Centro Histórico no ano passado, o que resultou na consolidação da Flipelô como um evento de destaque no calendário cultural brasileiro. “Talvez sejamos a maior entre todas, com uma programação que é toda gratuita. Fomos abraçados pela comunidade do Pelourinho, que soma na construção da festa. A cada ano, aumenta o público baiano e de outros estados”, declarou.
Além de fomentar a literatura, a Flipelô desempenha um papel importante na economia do Centro Histórico de Salvador. De acordo com Ângela Fraga, o evento, que possui apoio dos governos estadual e federal, além de iniciativas privadas, gerou mais de 1 mil empregos diretos e 2 mil indiretos em 2024.
Matéria na íntegra: https://muitainformacao.com.br/cultura/livro-com-cartas-trocadas-entre-jorge-amado-e-dias-gomes-sera-lancado-na-flipelo-2025/
06/08/2025