O jornalista Ernesto Rodrigues falará sobre o aniversário da TV Globo na palestra "TV Globo 60 anos - hegemonia, concorrência e metamorfose" na quinta-feira, 25 de setembro, às 17h30, com entrada franca. A coordenação será do presidente da ABL Merval Pereira. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/tv-globo-60-anos-hegemonia-concorrencia-e-metamorfose-617041/. É possível assistir ao vivo pelo canal da ABL no youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=AugqAemlw1U
Sobre Ernesto Rodrigues:
Jornalista, documentarista e professor universitário, Ernesto Rodrigues começou a carreira como repórter do jornal O Globo em 1980. Em 1985, trabalhou na sucursal de Brasília do Jornal do Brasil, cobrindo a Presidência da República e o Congresso Nacional. Foi editor-assistente da revista IstoÉ, em São Paulo, e editor-assistente da sucursal da revista Veja no Rio.
Em 1986, iniciou uma carreira de 15 anos no jornalismo da Tv Globo, onde foi editor do Jornal da Globo e do programa Globo Repórter, chefe de redação da Globo SP, chefe da sucursal da Globo em Londres, diretor-executivo do Fantástico e editor-executivo do Jornal Nacional.
A partir de 2001, passou a se dedicar aos livros e documentários, às aulas de Jornalismo na PUC-RJ e à função de ombudsman da TV Cultura de São Paulo, cargo que exerceu até 2010.
Em 2004, lançou pela Objetiva a biografia Ayrton, o herói revelado. Na sequência, publicou Jogo duro – A história de João Havelange (Editora Record). Em 2014, lançou O traço da Cultura – O desafio de ser ombudsman da TV Cultura, a emissora mais festejada e menos assistida do Brasil (Editoras Reflexão/PUC-RJ). Zilda Arns – Uma biografia, editado pela Rocco, é sua obra mais recente.
17/09/2025