Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Projeto da Universidade das Quebradas forma nova geração de autores periféricos após conclusão de mais um curso na ABL

Projeto da Universidade das Quebradas forma nova geração de autores periféricos após conclusão de mais um curso na ABL

 

Em parceria com a ABL, a Universidade das Quebradas encerra mais um curso de formação de escritores com a formatura dos “Quebradeiros”, como são chamados os alunos que participam do projeto. O evento será na próxima terça-feira, 14 de outubro, a partir das 11h, no Teatro R. Magalhães Jr. na ABL, e contará com a participação da escritora e acadêmica Ana Maria Gonçalves.

Idealizado pela acadêmica Heloisa Teixeira, que junto com a professora Numa Ciro, deixou idealizada essa edição - em parceria com o Instituto Odeon - o curso tem como objetivo dar voz à periferia, com foco na formação de novos autores, que carecem de espaço, técnica e capacidade de publicação.

Nesta edição, os debates e palestras se debruçaram na obra de Ariano Suassuna e trataram de temas como literatura, identidade e tradição, além da riqueza cultural do Nordeste. Os temas serviram como ponto de partida para a produção de textos, sob a orientação de um especialista, ao longo de sete meses em um diálogo entre a cultura popular e o pensamento crítico. O fruto desse trabalho também poderá ser visto na terça-feira, com o lançamento do livro digital que contempla os textos dos alunos. O curso contemplou debates, oficinas virtuais e palestras com aulas ministradas por Acadêmicos como Ana Maria Gonçalves e Godofredo de Oliveira Neto.

Os encontros aconteceram semanalmente às terças-feiras, no formato presencial, das 13h às 15h. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de palestras oferecidas pela ABL, que aconteciam na sequência das aulas, das 16h às 17h. Essa é a segunda vez que a ABL é palco do curso de formação de escritores. Em 2024, o curso formou 45 novos escritores periféricos e resultou na publicação do livro “Machado Quebradeiro”, em parceria com a Flup.

10/10/2025