Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL e Universidade Clermont Auvergne reativam convênio

ABL e Universidade Clermont Auvergne reativam convênio

 

A Academia Brasileira de Letras e a Universidade Clermont Auvergne, de  Clermont-Ferrand, na França, irão reativar o convênio de intercâmbio de publicações, organização de seminários, conferências, mesas-redondas, exposições e outras manifestações culturais e coedição de obras literárias e acadêmicas. O protocolo de intenções entre as duas instituições foi acertado durante a visita do professor Saulo Neiva, diretor do Centro de Pesquisas sobre as Literaturas e a Socio poética da universidade francesa ao presidente da ABL, Merval Pereira, no dia 3 de dezembro.

Em novembro de 2026 haverá um evento em Clermont-Ferrand, com a participação de acadêmicos da ABL, e apoio do Instituto Guimarães Rosa (Itamaraty), da Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris e do Camões - Instituto da Língua e da Cooperação, tendo como referência os 70 anos da publicação de Grande Sertão: Veredas.

Segundo Saulo Neiva, o encontro permitirá organizar debates abertos a um público amplo, em torno de temas como território, guerra, criação literária e reinvenção da língua, valorizando a força estética e crítica da obra de Guimarães Rosa.

O primeiro acordo entre a ABL e uma universidade francesa foi assinado em 2011, pelo então presidente Marcos Villaça, com a Universidade Blaise Pascal, que mais tarde se fundiu com a Universidade Clermont Auvergne.

No âmbito deste convênio, foram lançadas as Antologias ABL, poesia, ficção, ensaio, edição bilíngue português-francês, entre outros livros.

O Acadêmico Domício Proença Filho, que em 2018 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Clermont Auvergne, será o interlocutor para o acompanhamento das etapas de preparação e realização do projeto.

08/12/2025