Em comemoração ao Centenário de morte do escritor Euclides da Cunha, a Academia Brasileira de Letras realizará, ao longo dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, uma série de eventos centrados em um dos maiores escritores e jornalistas do Brasil. Hoje, 8 de setembro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., a ABL dá continuidade ao Ciclo de Conferências em sua homenagem, com "Euclides da Cunha e o pensamento social brasileiro", por Nísia Trindade Lima.
O Presidente da ABL, Acadêmico Cícero Sandroni, informa que a Academia convocou vinte e um dos mais categorizados especialistas, “que buscarão trazer à atualidade o gênio de Euclides, mostrando como sua excepcional capacidade analítica mergulhou no cerne mesmo da visão do Brasil sobre si próprio, visão histórica, antropológica, sociológica e geográfica”.
Nas próximas conferências serão abordados assuntos como: "Euclides e a Amazônia", por Francisco Foot Hardman, no dia 15/9; "Confluências de linguagem em Euclides da Cunha e Guimarães Rosa", por Per Johns, em 22/9; Ricardo Ventura Santos, no dia 29/9, falando sobre "A antropologia de Os Sertões"; "Os fundamentos científicos em Euclides da Cunha", em 6/10, por José Carlos Barreto Santana; Moacyr Scliar falando sobre "A medicina nos tempos de Euclides da Cunha" em 13/10; "Euclides da Cunha jornalista", em 20/10,por Cícero Sandroni; e, finalizando o ciclo, teremos Alberto Venancio Filho, em 27/10, falando sobre "A recepção de Os Sertões".
Sob coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho, o evento terá transmissão ao vivo pelo portal da ABL. Serão fornecidos certificados de frequência.
3/9/2009
03/09/2009 - Atualizada em 02/09/2009