A Academia Brasileira de Letras convida para a abertura do Ciclo Leituras Dramatizadas, sobre o tema "Dramaturgias de Machado de Assis", com o Grupo Dramaturgia de Sempre.
A primeira série de eventos será as leituras de novos textos da “Dramaturgia de Machado de Assis”, a partir da perspectiva adotada pelo Ciclo de que a sua obra deve ser continuamente reapresentada aos jovens, tornando-a familiar aos potenciais novos leitores do autor.
A primeira leitura realizada foi Não consultes médico, com no dia 5 de maio, às 15h, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca.
O evento tem a coordenação geral de Sílvia Eleutério e a produção de Márcia Kaskus.
Saiba mais
Comédia, cujo enredo gira em torno de Cavalcante e Carlota, dois desiludidos, que não superaram o passado para dar início a um novo amor. Ele, estranho e atrapalhado e, ela, insegura e ingênua, o que faz com que a conversa entre eles não flua. Entra em cena então D. Leocádia, que ao contrário da filha, é bastante esperta. D. Leocádia se diz médica do coração, com especialidade em corações partidos. Usando um extravagante método de cura, D. Leocádia aproxima os dois, receitando a Cavalcanti ir para China e, a Carlota, ir para Grécia. Depois que se convencem do acerto da terapia, D. Leocádia faz com que conversem sobre isso, provocando a identificação pelo sofrimento, o que resulta uma descoberta mútua e consequente aproximação, tal como diz o provérbio grego que Carlota lera: Não consultes médico, consulta alguém que tenha estado doente.
30/4/2010
30/04/2010 - Atualizada em 29/04/2010