Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Trio Mainhard/Tuttmann/Senise prossegue com a série Música de Câmara na ABL

AO VIVO: Trio Mainhard/Tuttmann/Senise prossegue com a série Música de Câmara na ABL

 

Assista ao vivo à série Música de Câmara, com o Trio Veruschka Mainhard (soprano), Ricardo Tuttmann (tenor) e Luiz Senise (piano), apresentando músicas de Schumann, Poulenc, Satie, Nepomuceno, Villa-Lobos, Fernández, Cortês, Miranda, Gershwin e Bernstein, num espetáculo de vozes e piano.
 
Formado há oito anos por musicistas que acumulam grande experiência artística no Brasil e no Exterior, o Trio Mainhard/Tuttmann/Senise vem se apresentando com grande sucesso e reconhecimento por parte do público em muitas cidades do país. Dedicando-se ao repertório de câmara, do clássico ao contemporâneo, com especial enfoque na música brasileira, seus artistas realizam extenso trabalho de pesquisa sobre a música vocal de câmara para duos com piano.

O programa tem obras dos mais destacados compositores do Brasil e do exterior, entre clássicos e populares: R. Schumann – Widmung (Rückert); Wiegenlied Op. 78, nº 4 (Hebbel); Er, der Herrlichste von allen Op. 42, nº 2 (Chamisso); In der Nacht Op. 74, nº 4 (Geibel); Die beiden Grenadiere Op. 49, nº 1 (Heine); F. Poulenc – La Reine de Coeur (Carème); Air Vif (Moreas); E. Satie – Je te veux (Pacory); A. Nepomuceno – Trovas (Duque Estrada); Cantigas (Collaço); H. Villa-Lobos – Nesta Rua (popular); Oscar Lorenzo Fernández – Berceuse da Onda (Meireles); Essa Negra Fulô (Lima); Edmundo Vilani-Cortês – Valsinha de roda (Góes); R. Miranda – Cantares (Mariani); G. Gershwin – Let’a call the whole thing off (I. Gershwin); L. Bernstein – Tonight (Sondheim).

A apresentação acontece no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca.

Música de Câmara na ABL tem o patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Musicista versátil, Mestre em flauta transversa barroca e música antiga pela Escola Superior de Utrecht (Holanda), pianista laureada em muitos concursos, Veruschka Mainhard descobriu no canto sua real vocação. Realizou estudos com Carol McDavit e Martha Herr no Brasil, Uta Spreckelsen, na Alemanha e Marianne Blok, na Holanda. Atuou como solista em óperas, oratórios e cantatas no Brasil, Alemanha e Holanda, sob a regência de Ruy Wanderley, Leo Meilink, Carlos Alberto Figueiredo, Lígia Amadio, Susanne Paulsen, Aylton Escobar, Maria Aída Barroso e Marcelo Bussiki, entre outros. Recentemente esteve na Alemanha e nas Antilhas Holandesas, onde se apresentou em recitais e como solista da Orquestra da Händel Akademie sob a regência de Andreas Spering.

Ricardo Tuttmann é tenor lírico, natural do Rio de Janeiro. Abandonou dez anos de engenharia química para seguir, na Europa, a carreira musical. Começou suas atividades artísticas em 1977, com um recital no Auditório Lorenzo Fernandez, no Rio. A carreira de engenheiro foi interrompida, de maneira definitiva, em abril de 1988, quando foi contratado do Saarländisches Staatstheater Saarbrücken, na Alemanha. Em janeiro de 1990, assinou contrato com a Ópera Estadual de Hamburgo (Hamburgische Staatsoper), onde permaneceu até 1997, ano em que retornou ao Brasil. Foi laureado em diversos concursos de canto, obtendo um total de 17 premiações, dentre as quais, quatro primeiros lugares e sete prêmios de Melhor Intérprete. Recebeu um Special Award, no III Luciano Pavarotti International Voice Competition.

Pianista elogiado pela crítica nacional e internacional, Luiz Senise teve sua estréia no Carnegie Recital Hall e foi discípulo de muitos nomes, como Elzira Amábile, Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro. Detentor de numerosos prêmios em concursos de piano, desenvolve uma intensa carreira que inclui discos, gravações para rádios e televisões, participações em CDs e apresentações nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil e do exterior. Mestre em música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ, integrou o corpo docente da Escola de Música da UFMG, Universidade Estácio de Sá e Conservatório Brasileiro de Música. Desde 1994, é professor da Escola de Música da UFRJ.

Clique aqui para assistir ao vivo.

10/6/2010

10/06/2010 - Atualizada em 09/06/2010