A Academia Brasileira de Letras apresentou no dia 4 de novembro os três ganhadores do concurso cultural “Conte o conto sem aumentar um ponto”.
A grande vencedora é Maristela Fernandes Mendes, de Lajedo, Pernambuco, que receberá uma Coleção de Machado de Assis.
Em segundo lugar ficou Afonso Caramano, morador da cidade de Jaú, em São Paulo, e será contemplado com um Dicionário Machado de Assis, de Ubiratan Machado.
O terceiro lugar saiu para Maria Thereza Ribeiro Vieira, de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e receberá um VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Durante quase 4 meses de concurso, a ABL recebeu contos que tinham por objetivo finalizar, de forma distinta do original, o conto “A Cartomante”, de Machado de Assis. Dentre os trabalhos recebidos, praticamente todos os estados brasileiros participaram, dando destaque para Rio, São Paulo e Minas Gerais. E foram recebidos, inclusive, contos de Portugal e Suíça.
O concurso contou com participações de diversos níveis de escolaridade, passando pelo ensino fundamental, médio, superior e especializações, e, segundo os inscritos, o maior divulgador do “Conte o conto sem aumentar um ponto” foi o Twitter, seguido do Portal da ABL.
Confira os contos premiados
1º Lugar - Maristela Fernandes Mendes
2º Lugar - Afonso Caramano
3º Lugar - Maria Thereza Ribeiro Vieira
4/11/2010
03/11/2010 - Atualizada em 03/11/2010