Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Série "Mutações – Elogio à preguiça”: "Que preguiça", com Francisco de Oliveira

Série "Mutações – Elogio à preguiça”: "Que preguiça", com Francisco de Oliveira

 

A  série “Mutações – Elogio à preguiça” deu prosseguimento às conferências e discutiu o tema “Que preguiça”, com a presença de Francisco de Oliveira.

Sob a curadoria de Adauto Novaes, a série é considerada um curso de extensão universitária reconhecido pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília.

“Elogio à preguiça” acontece de 11 de agosto a 7 de outubro, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Rio, as conferências serão as segundas, terças e quartas-feiras.

"Que preguiça" aconteceu no dia 16 de agosto, às 19h, no Teatro R. Magalhães Jr., com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Que preguiça, com Francisco de Oliveira

De um ponto de vista marxista pode-se dizer que a venda da força de trabalho ao capital é o que de fato escraviza o homem. Assim, há que se elogiar o preguiçoso, na medida em que ele nada quer com quem pode e deseja comprar sua força de trabalho. O preguiçoso não será aquele que não trabalha, mas quem não trabalha para o capital. Desse modo, o mais autêntico preguiçoso será o criador, o artista, o cientista, aqueles que operam nas margens do capital, contribuindo para desgastá-lo.

Mutações

A série sobre as "Mutações" começou em 2007, com o ciclo "Mutações – novas configurações do mundo" e analisou de que maneira a ciência e a técnica estão produzindo transformações em todas as áreas da atividade humana; em 2008, "Mutações - a condição humana" analisou o que é viver neste mundo, dominado pela tecnociência; no ciclo de 2009,  o tema  foi o vazio do pensamento, em  "Mutações – a experiência do pensamento"; em 2010, o debate foi sobre  o papel das crenças ativas e passivas em "Mutações – a invenção das crenças". Em 2011, "Elogio à preguiça" vai refletir sobre a condenação da preguiça, pelo mundo do trabalho mecânico e da importância do ócio no desenvolvimento do trabalho intelectual e artístico.

Inscrições

Academia Brasileira de Letras
Avenida Presidente Wilson, 203, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro
Teatro R. Magalhães Jr.
Horário: das 12 às 17h
Valor: R$40,00 e R$20,00
Tel.: (21) 3974-2595

Informações

Artepensamento
Rua Benjamin Constant, 117 Glória
20.241.150 Rio de Janeiro RJ
Tel.: (21) 2252-0374
artepensamento@dh.com.br

<>

Assuntos relacionados

Ouça a conferência "Que preguiça", com Francisco de Oliveira.

Confira a conferência "A apologia grega da preguiça", com Francis Wolff.

16/8/2011

15/08/2011 - Atualizada em 14/08/2011