Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL inaugura exposição em homenagem aos cem anos de nascimento de Mauro Mota

ABL inaugura exposição em homenagem aos cem anos de nascimento de Mauro Mota

 

A Academia Brasileira de Letras inaugurou a exposição “Mauro Mota – Presença poética do Recife / 1911-2011 – 100 anos de nascimento”, que ficará exposta no Centro Cultural da ABL, no 1º andar. A exposição encerra as mostras relativas às efemérides deste ano e apresentará textos, poemas, livros, objetos pessoais e fotografias do homenageado.

"Em meio à admirável riqueza da poesia pernambucana do século passado, o século de Manuel Bandeira, de Olegário Mariano, de Adelmar Tavares, de Ascenso Ferreira, de João Cabral de Melo Neto, de Joaquim Cardoso, de Carlos Pena Filho, Mauro Mota é figura central, sem jamais esquecermos a sua notabilíssima obra no campo dos estudos nordestinos. É com alegria, unida à saudade, que evocamos o maravilhoso lírico. Durante quatorze anos, ele enriqueceu esta Casa com sua presença, o que continua a fazer – e continuará – já sem os limites do tempo, desde a sua partida”, afirmou o Presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça.

Sob a curadoria de Alexei Bueno, a abertura da exposição foi realizada no dia 14 de setembro, quarta-feira, às 17h30min, e ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até 28 de outubro, com entrada franca.

Saiba mais

Mauro Mota

Mauro Mota (M. Ramos da M. e Albuquerque), jornalista, professor, poeta, cronista, ensaísta e memorialista, nasceu em Recife, PE, em 16 de agosto de 1911, e faleceu na mesma cidade em 22 de novembro de 1984.

Sexto ocupante da Cadeira 26, eleito em 8 de janeiro de 1970, na sucessão de Gilberto Amado e recebido pelo Acadêmico Adonias Filho em 27 de agosto de 1970.

Mais sobre o Acadêmico Mauro Mota.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

14/9/2011

 

05/09/2011 - Atualizada em 04/09/2011