A Academia Brasileira de Letras encerrou o ciclo “Perspectivas da crítica literária”, com a presença do poeta e crítico literário Miguel Sanches Neto, falando sobre “Autores e leitores: crítica e redes sociais”.
De acordo com o Acadêmico Antonio Carlos Secchin, coordenador do ciclo, Miguel Sanches falou sobre a difusão da crítica no universo das redes sociais.
Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça, o ciclo contou com as conferências de José Luís Jobim, falando sobre "A crítica literária contemporânea: questões e perspectivas"; Felipe Fortuna, com o tema "A crítica literária no jornal e no livro"; e Antonio Cícero, abordando o assunto "A poesia e a crítica".
A conferência de encerramento, “Autores e leitores: crítica e redes sociais”, aconteceu no dia 13 de setembro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Os Ciclo de Conferências da ABL tem patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Graduado em Letras pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, Miguel Sanches Neto especializou-se em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Letras pela Unicamp e professor de Literatura Brasileira na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi Diretor-Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Paraná, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e, até 2010, ocupava o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Autor de mais de 600 artigos de crítica literária, publicados em jornais, sites literários e revistas brasileiras, Miguel Sanches Neto escreve atualmente para a revista Carta Capital e é responsável por uma coluna semanal no jornal Gazeta do Povo. Estreou na vida literária em 1991, com o livro Inscrições a giz, vencedor do Prêmio Nacional Luís Delfino de Poesia e, desde então, vem recebendo elogios à sua obra. Recebeu, entre outros, o Prêmio Cruz e Sousa 2002, por seu livro de contos Hóspede secreto e, em 2005, o Prêmio Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
13/9/2011
08/09/2011 - Atualizada em 07/09/2011