A Academia Brasileira de Letras, em parceria com o British Council e People´s Palace Projects, sediou e apresentou o “Fórum Shakespeare”, uma sessão de aulas de mestre (master classes) ministradas por Cicely Berry e Justin Audibert, da Royal Shakespeare Company, Londres (RSC), para atores dos grupos teatrais.
Na ocasião, participaram os grupos teatrais Nós do Morro (Rio de Janeiro), Cia de Theatro Casa das Fases (Londrina) e Entelechy Arts (Londres).
Ao final, uma mesa-redonda discutiu sobre Shakespeare e o teatro no Brasil, coordenada por Paulo Heritage (PPP, Queen Mary University of London) e integrada por Cicely Berry (RSC), Justin Audibert (RSC), Guti Fraga (Nós do Morro), João Henrique Bernardi (Cia de Theatro Casa das Fases) e David Slater (Entelechy Arts).
Para participar, foi necessário inscrição através do e-mail participe@academia.org.br, informando nome e telefone de contato, ou pelo telefone 3974-2526.
O evento aconteceu no dia 23 de novembro, das 17h às 19h, no Teatro R. Magalhães Jr..
Saiba mais
A sede da Royal Shakespeare Company é em Stratford-upon-Avon, cidade natal de Shakespeare, onde foram recentemente reinaugurados os teatros Royal Shakespeare e Swan Theatre, depois de obras avaliadas em cerca de 300 milhões de reais. Os espetáculos da companhia são apresentados regularmente nas cidades de Londres, Newcastle upon Tyne, além de turnês. Assim como peças de Shakespeare e de seus contemporâneos, a RSC produz peças originais de artistas contemporâneos. Em 2011, a RSC celebrará 50 anos e vai liderar o “World Shakespeare Festival”, parte da Olimpíada Cultural, em 2012.
O People’s Palace Projects faz parte do portfólio do Arts Council e conta com o suporte anual do governo britânico para construir relações culturais entre o Reino Unido e o Brasil. Fundado em 1997, tem o objetivo de ampliar e aprofundar as discussões e as práticas sobre arte e cultura, realizando uma série de ações e atividades públicas articuladas entre os dois países. Os projetos realizados pelo People’s Palace Project são criados por meio de parcerias dentro e fora do Reino Unido, buscando sempre mudar paradigmas e inspirar pessoas sobre como a arte pode transformar vidas. O PPP vem celebrando nos últimos anos a rica diversidade cultural brasileira: realizou ações importantes com o Grupo Galpão (Belo Horizonte), AfroReggae (Rio de Janeiro), Grupo Piollin (Paraíba) e Grupo XIX (São Paulo), além do Nós do Morro (RJ).
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para educação e relações culturais. Busca estabelecer a troca de experiências e fortalecer laços que resultem em benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente atuando em Educação, Língua Inglesa, Ciências, Arte, Governança e Esportes. O British Council está presente em mais de 100 países e seus principais parceiros incluem governos, organizações não governamentais e instituições privadas.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
23/11/2011
08/11/2011 - Atualizada em 07/11/2011