Em sessão ordinária no Petit Trianon, a Academia Brasileira de Letras conferiu no dia 14 de junho, quinta-feira, o Prêmio de História e Estudos Sociais ao professor e pesquisador mineiro Caio César Boschi pelo livro Exercícios de Pesquisa Histórica. O autor desenvolve estudos e pesquisas, predominantemente nas áreas de História do Brasil Colonial, História de Portugal Moderno, de acervos documentais e arquivos históricos. A decisão dos Acadêmicos se baseou em parecer que confirma o “valor pioneiro do livro de propor, no quadro da cultura brasileira, a organicidade da documentação e fontes de conhecimento do autor”.
De acordo com os Acadêmicos, o livro “procura, com rigor metodológico, a interdisciplinaridade objetiva, com vasto alcance sobre as ciências sociais”. O parecer diz ainda que “avulta no trabalho de Caio Boschi a concentração canônica que permite o documental do Império português nos séculos XVII e XVIII, permitindo a disciplina criadora de uma consciência da reflexão, e ensejando a inovação das viagens filosóficas”. O parecer se encerra afirmando que “Caio Boschi responde à lição de Michel de Certeau de que ‘ir aos arquivos é o enunciado de uma lei tácita da história’. Seu livro marca o incontornável do verdadeiro ‘ir às fontes’ pedido pelo discernimento da pesquisa da nossa contemporaneidade”.
Saiba mais
Caio César Boschi é graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também lecionou, aposentando-se como Professor Titular de História do Brasil. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, é também Professor Titular do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Durante quase 20 anos foi professor convidado e Leitor de História do Brasil, nos cursos de graduação e de Mestrado de universidades públicas de Portugal.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
15/6/2012
14/06/2012 - Atualizada em 13/06/2012