O Acadêmico e professor Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da Academia Brasileira de Letras, fez a quarta e última palestra do ciclo “90 anos da Semana de Arte Moderna”, com o tema “Saldo e legado da Semana de Arte Moderna”. A coordenação foi do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin e o evento aconteceu no dia 26 de junho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
A proposta do ciclo, segundo Antonio Carlos Secchin, foi a de avaliar o movimento de 1922 a partir da consideração do papel da literatura e de outras artes no processo de renovação da cultura brasileira. As conferências anteriores foram: “A proposta modernista: ruptura cultural?”, com Eucanaã Ferraz; “A proposta modernista: a revolução da palavra”, com Adriano Espínola; e “Moderno, modernismo e modernidade, com Luís Alberto Fischer.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Domício Proença Filho, quinto ocupante da Cadeira número 28 da ABL, eleito em 2006, é Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia, com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola. É doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aposentado, após 38 anos de trabalho docente, nos cursos de graduação e pós-graduação, atuou em inúmeros estabelecimentos de ensino médio no Brasil e no exterior. Tem, até o momento, 58 livros publicados, entre eles a recente 20ª edição do seu Estilos de época na literatura.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
26/6/2012