A Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmica Ana Maria Machado, conquistou – a divulgação foi feita no dia 08 de outubro, às 15 horas – o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil de 2012, criado em 2005 pela Fundação SM (organização que atua em educação na Espanha e na América Latina e está no Brasil desde 2009), com o objetivo de incentivar a literatura infantil e juvenil.
A cerimônia de entrega do prêmio está programada para o dia 27 de novembro deste ano, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, México. A indicação da candidatura da escritora foi apresentada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ana Maria Machado recebeu a notícia no dia 08 de outubro, na Embaixada do Brasil, em Roma, onde participou de conferência sobre Jorge Amado, em mais uma homenagem internacional ao centenário de nascimento do escritor baiano. Esta é a segunda vez que um escritor brasileiro recebe o prêmio. Em 2008, o vencedor foi Bartolomeu Campos de Queirós.
Ana Maria Machado seguiu no dia 09 de outubro para a França, a convite da Universidade Blaise Pascal, em Clermont-Ferrand, onde participou de Colóquio Internacional em sua homenagem, dias 11 a 13 de outubro (quinta-feira a sábado). A poeta mexicana Carmen Boullosa também foi homenageada e, no último dia do evento, o prefeito da cidade de Clermont-Ferrand entregou às duas escritoras uma medalha comemorativa da cidade.
Durante sua estada em Roma, com destaque para o dia 08, segunda-feira, Ana Maria Machado realizou conferência na Embaixada do Brasil na Itália, em mais uma homenagem ao centenário de nascimento do Acadêmico e escritor Jorge Amado, juntamente com o professor da Universidade de Veneza Vincenzo Arsillo. Após as duas palestras, foi exibido o documentário de Silvana Palumbieri, produzido este ano pela RAI, denominado “Realidade e Magia de Jorge Amado”.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
16/10/2012
08/10/2012 - Atualizada em 07/10/2012