A Academia Brasileira de Letras abriu seu novo ciclo de conferências, denominado “Entre a gramática e a linguística”, sob coordenação do Acadêmico, professor e filólogo Evanildo Bechara. A primeira palestra foi feita pela professora Maria Helena de Moura Neves, e abordou o tema “A linguística na gramática”. O evento aconteceu no dia 02 de abril, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Evanildo Bechara explicou as razões que levaram a Academia a optar pelo novo ciclo: “Abrindo um espaço na série de mesas-redondas, a ABL promoverá este ciclo de conferências, tendo como objetivo o cumprimento estatutário do cultivo da língua portuguesa. O conjunto de palestras tratará de temas oportunos da investigação do nosso idioma, bem como os novos rumos da lexicografia no Brasil, a problemática sóciolinguística da norma e inclusão social, e a relação com a gramática”.
O ciclo terá mais três palestras: dia 09 de abril, “O gramático, o linguista e o falante”, com o professor Ricardo Cavaliere; dia 16 de abril, “Linguística e gramática: por que os nós?”, com o professor Carlos Eduardo F. Uchôa”; e dia 30 de abril, “Para quem e como se faz uma gramática?”, com Evanildo Bechara.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
3/4/2013
27/03/2013 - Atualizada em 26/03/2013