A Academia Brasileira de Letras apresentou, em sua série “Música de Câmara”, espetáculo com a flautista Odette Ernest Dias e a pianista Maria Helena de Andrade. O concerto teve a participação especial da flautista Andrea Ernest Dias e aconteceu no dia 4 de julho, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo. A entrada foi franca.
A coordenação foi do Acadêmico, jornalista e musicólogo Luiz Paulo Horta e mostrou um programa com músicas de Jacques Hotteterre (Sonata em ré maior), Mozart (Duo sobre A Flauta Mágica), Gluck (Dança dos espíritos abençoados), Villa-Lobos (Canção de amor e Melodia sentimental) e Bach (Sonata em sol menor).
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Naturalizada brasileira, Odette Ernest Dias nasceu em Paris no dia 2 de fevereiro de 1929. Estudou flauta transversa, história da música e estética no Conservatoire National Supérieur de Paris, onde obteve, em 1951, o primeiro prêmio em flauta e a primeira medalha de estética.
Conquistou por unanimidade a primeira medalha de flauta no Concurso Internacional de Genebra (Suíça) e, em 1952, a convite do maestro Eleazar de Carvalho, veio para o Brasil integrar a Orquestra Sinfônica Brasileira, onde permaneceu até 1969. Durante cinco anos, integrou a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, indo logo em seguida residir em Brasília, onde foi professora de Flauta, Estética e Musicologia. Atuou também como professora visitante da Universidade do Texas, em Austin (EUA), em 1982, e como professora visitante na Universidade Federal de Minas Gerais.
Foi agraciada pela Funarte e pelo Governo do Distrito Federal com a Comenda do Mérito Cultural por suas atividades musicais.
Radicada no Rio de Janeiro, Maria Helena de Andrade é natural de Belém, onde se diplomou em piano pelo Conservatório Carlos Gomes, fez parte do corpo docente do estabelecimento e foi sua diretora. Participou da Rede Nacional da Música (Funarte) e publicou Bach - A Arte da Fuga e Beethoven - obra para piano a quatro mãos.
Aperfeiçoou-se com Oriano de Almeida, Homero de Magalhães e Glória Maria da Fonseca Costa. Mestra em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi aluna de Jacques Klein e Heitor Alimonda, defendeu tese sobre Francisco Mignone, que escreveu uma suíte especialmente para o assunto, e recebeu conceito máximo.
Como solista e camerista, exerce intensa atividade no Brasil e no exterior. Apresentou-se sob a regência dos maestros Alceo Bocchino, Henrique Morelenbaum, Armando Prazeres, Roberto Duarte e Miguel Campos Neto. Seu projeto “Do outro lado do Carnaval”, realizado, em 2005, no Centro Cultural Banco do Brasil, sob a direção de produção de Nenem Krieger, foi reapresentado em fevereiro de 2006, na Sala Baden Powell e, em 2011, na ABL. Atualmente é professora dos Seminários de Música Pro Arte.
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4/7/2013
26/06/2013 - Atualizada em 25/06/2013