A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao Ciclo “A memória reverenciada” com palestra da doutora em História Lucia Maria Paschoal Guimarães, denominada Rodolfo Garcia: um coautor de Varnhangen? (o Acadêmico Rodolfo Garcia foi o quarto ocupante da Cadeira Número 39). A coordenação do ciclo é do Acadêmico Alberto Venancio Filho, e a conferência aconteceu no dia 9 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
O ciclo terá mais duas conferências, no mês de julho e em homenagens aos seguintes Acadêmicos: dia 16, José Honório Rodrigues: historiógrafo erudito, historiador combatente, com o Sócio Correspondente Leslie Bethell; e dia 30, Salvador de Mendonça – artífice do pan-americanismo, com o professor José Arthur Rios.
Saiba mais
Lucia Maria Paschoal Guimarães graduou-se em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e realizou estágios de pós-doutoramento na Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP e de pesquisa sabática na Universidade Nova de Lisboa. Professora Titular de Teoria da História e Historiografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, leciona nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação de História Política, onde também orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Lidera o Grupo de Pesquisa “Ideias, cultura e política na formação da nacionalidade brasileira”, cadastrado no Diretório do CNPq desde 1996, bem como o Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais. É consultora de agências de fomento no Brasil e no estrangeiro, integra o conselho editorial de cinco periódicos especializados. Colaborou em revistas, dicionários e coletâneas. Publicou e organizou diversos livros, inclusive no exterior, voltados para o estudo da História e da historiografia do Brasil, e para o exame das relações culturais luso-brasileiras. Além de sócia titular do IHGB, integra o quadro social de instituições científicas nacionais e internacionais, como a Associação Nacional de História (ANPUH), a Brazilian Studies Association (Brasa), o Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ), a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos (AHILA), sendo que nas duas últimas exerce, atualmente, o cargo de vice-presidente.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no orkut
Curta no Facebook
10/7/2013
03/07/2013 - Atualizada em 02/07/2013