“Um reconhecimento justo a um acadêmico poeta que se inscreve entre os maiores da Casa e os melhores do Brasil. Sentimo-nos todos, confrades da Academia Brasileira de Letras e amigos de Alberto, imensamente felizes”
Assim se pronunciou o Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, tão logo tomou conhecimento, na tarde de hoje, de que o poeta, historiador e Acadêmico Alberto da Costa e Silva foi aclamado, em Lisboa, por decisão unânime do júri, vencedor do Prêmio Camões de 2014, pelo conjunto de sua obra.
Dizendo-se muito surpreso com a decisão, Alberto da Costa e Silva, declarou-se “sumamente feliz”!
“Soube que a decisão foi unânime e, embora esteja ainda um tanto perplexo, minha alegria é muito grande. Qualquer escritor que tivesse sido galardoado com o Camões ficaria honrado. É o meu caso”!
O Prêmio literário Camões é considerado o mais importante destinado o a premiar um autor de língua portuguesa pelo conjunto da sua obra.
É conferido anualmente, alternadamente no Brasil e em Portugal, cabendo a decisão a um júri especialmente constituído. O prêmio consiste numa quantia pecuniária resultante das contribuições dos dois Estados, fixada anualmente de comum acordo.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook
30/5/2014
30/05/2014 - Atualizada em 29/05/2014