Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > 2º Ciclo de Conferências: A vez do conto brasileiro

2º Ciclo de Conferências: A vez do conto brasileiro

 

A Academia Brasileira de Letras realiza a segunda edição do Ciclo de Conferências 2007 comemorando os 110 Anos da Literatura Brasileira. Sob a coordenação do acadêmico Domício Proença Filho, intelectuais discutem desde o início de abril o romance, a poesia, o conto e a crítica dentro do universo literário do país. O evento tem entrada franca e transmissão ao vivo pelo portal da ABL.

Nesta terça-feira (17/4), às 17h30 no Salão Nobre do Petit Trianon, o ensaísta e poeta Marco Lucchesi vai apresentar "Tendências do conto brasileiro". Pós-Doutor em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia (Alemanha) e Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, Lucchesi é editor da revista Poesia Sempre e Mosaico Italiano.


Conheça o palestrante

Marco Lucchesi

Carioca, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor-Visitante da Universidade de Roma "Tor Vergata" e da Universidade de Craiova, na Romênia. É colaborador dos jornais O Estado de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo.

Publicou Meridiano Celeste & Bestiário (Prêmio Alphonsus de Guimarães 2006), A Memória de Ulisses, Sphera (Prêmio UBE de Poesia Da Costa e Silva 2004, Menção Honrosa do Prêmio Jabuti 2004, pré-finalista do Prêmio Portugal Telecom 2004), Poemas Reunidos (finalista do Prêmio Jabuti 2002), Os Olhos do Deserto, Saudades do Paraíso, Teatro Alquímico (Prêmio Eduardo Frieiro 2000), Bizâncio (finalista do Prêmio Jabuti 1999), Poesie (Prêmio Cilento), Lucca Dentro, Híades.

Organizou as edições das obras de Tasso e de Leopardi, Caminhos do Islã e Viagem a Florença. Traduziu A Ilha do Dia Anterior (finalista do Prêmio Jabuti 1996) e Baudolino (finalista do Prêmio Jabuti 2002), de Umberto Eco, A Ciência Nova (Prêmio União Latina 2000), de Vico, Poemas à Noite, de Rilke e Trakl (Prêmio Paulo Rónai), Poemas, de Khliébnikov, A Trégua, de Primo Levi, A Sombra do Amado: poemas de Rûmî (Prêmio Jabuti 2001), Teologia Mística, do Pseudo-Dionísio Areopagita, e Versos de Iúri Jivago, do romance Doutor Jivago, de Boris Pasternak.

Recebeu o Prêmio Nacional Marin Sorescu, da Academia Romena de Letras, o Prêmio Nacional de Tradução do Ministério da Cultura da Itália, bem como o título de Cavaliere. Seus livros foram traduzidos para o sueco, romeno, árabe, persa, dinamarquês e alemão.

16/04/2007 - Atualizada em 15/04/2007