O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, e o Diretor da Academia Chilena de la Lengua, Alfredo Matus Olivier, lançaram no dia 6 de dezembro, o livro bilíngue, português e espanhol, “Juan Guzmán Cruchaga & Mauro Mota", na Embaixada do Brasil em Santiago, na presença de autoridades dos dois países, escritores e poetas, além de Acadêmicos das duas Casas. O livro é o quinto lançado pelas Academias e para 2012 está programada a edição de um outro, com poemas do brasileiro Carlos Drummond de Andrade e do chileno Pablo Neruda. Após o lançamento, foi oferecido um jantar na Embaixada do Brasil em homenagem aos Acadêmicos brasileiros e chilenos.
Marcos Vinicios Vilaça chegou a Santiago na segunda-feira, dia 5 de dezembro, e foi recebido pelos Acadêmicos da entidade chilena, entre eles o Diretor Alfredo Matus Olivier. O Presidente da ABL viajou acompanhado do Acadêmico Carlos Nejar, responsável pela tradução para o português dos poemas do poeta Juan Guzmán Cruchaga no livro lançado hoje. A tradução dos poemas do brasileiro Mauro Mota foi feita pelo escritor chileno Juan Antonio Massone. O professor Maximino Ferrnández Fraile, autor de numerosos livros e artigos sobre Literatura, principalmente de seu país, traduziu a introdução escrita por Carlos Nejar sobre o pernambucano Mauro Mota, também Acadêmico, sexto ocupante da Cadeira número 26 da ABL e falecido em 22 de novembro de 1984. Ele foi substituído pelo atual Presidente na Academia, Marcos Vinicios Vilaça.
"Em meio à admirável riqueza da poesia pernambucana do século passado, Mauro Mota é figura central, sem jamais esquecermos sua notabilíssima obra no campo dos estudos nordestinos. É com alegria, unida à saudade, que lançamos hoje este livro reunindo poemas de dois grandes poetas latino-americanos: Juan Guzmán Cruchaga e Mauro Mota, afirmou o Presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça.
6/12/2011
06/12/2011 - Atualizada em 05/12/2011