A Presidente da Academia Brasileira de Letras, escritora Ana Maria Machado, e o Superintendente do Instituto Ecofuturo – Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Arthur Ferreira Alves, formalizaram no dia 29 de maio, às 15h30min, na Sala da Presidência da ABL, parceria com o objetivo de somar esforços para a implementação de mais bibliotecas em todo o país. As duas entidades se propõem a trabalhar em conjunto e criar um acervo diversificado, de qualidade, com profissionais formados para promover leitura e, em especial, contribuir com a efetividade da Lei 12.244/10, que determina a implantação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do Brasil, públicas ou privadas, até o ano 2020. Também participaram da cerimônia de assinatura a Diretora de Educação e Cultura do Instituto, Christine Castilho Fontelles e Acadêmicos da ABL.
A Academia tem como missão a cultura da língua e da Literatura brasileira. Por isso, e pelo interesse sempre demonstrado por seus membros de levar a leitura a todos os recantos do país, compromete-se a participar da campanha. Para reforçar o objetivo da proposta das duas entidades, o Instituto Ecofuturo disponibilizará, em breve, material informativo em seu site, sobre como a gestão pública pode apoiar a criação e manutenção de bibliotecas em escolas. Uma cooperação voltada, também, para a construção de cultura literária. O Instituto já realiza o “Programa Ler é Preciso”, focado na promoção do hábito da leitura e aprendizado da escrita, como base para a educação e sustentabilidade, estando entre seus projetos a implantação de bibliotecas em escolas e outros locais, abertos à comunidade.
A Academia, segundo o documento, será responsável por: redigir mensagem de apoio ao projeto que será divulgada pelas mídias impressa, digital e eletrônica; e pela aplicação de banner com a logomarca “Todo Dia é Dia de Ler”, no site da ABL, com link para o site do projeto. O Instituto terá as seguintes atribuições: produzir material informativo sobre como a gestão pública pode apoiar a criação e manutenção de bibliotecas em escolas e disponibilizar para acesso público gratuito em seu site; promover a divulgação da Lei 12.244 e outros materiais de apoio por meio de site, redes sociais e assessoria de imprensa; atuar na busca de parcerias junto às instituições privadas e do terceiro setor, órgãos de representação da área do livro, leitura e biblioteca, governo e sociedade civil visando a somar esforços para ampliação da Campanha e efetividade da Lei 12.244; e fazer chegar às organizações parceiras e sociedade civil documento que apresenta os desafios e caminhos para a gestão pública viabilizar a criação e manutenção de bibliotecas em escolas.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
Assuntos relacionados
Texto da Presidente Ana maria Machado sobre o projeto.
29/5/2012
25/05/2012 - Atualizada em 24/05/2012