A Academia Brasileira de Letras elege hoje, 3 de março, o novo ocupante da Cadeira nº 15, para a sucessão do Padre Fernando Bastos de Ávila, falecido em Belo Horizonte, no dia 6 de novembro de 2010, aos 92 anos.
Concorrem à vaga seis candidatos: Blasco Peres Rego, Felisbelo da Silva, José Paulo da Silva Ferreira, Marco Lucchesi e Nelson Valente.
A eleição, a ser realizada na Sala de Sessões da ABL, será secreta e presidida pelo Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.
Saiba mais
A Cadeira nº 15 foi fundada por Olavo Bilac; que escolheu como patrono Gonçalves Dias; e foi sucessivamente ocupada por Amadeu Amaral; Guilherme de Almeida; Odylo Costa, filho; Dom Marcos Barbosa e Padre Fernando Bastos Ávila.
A eleição
O Regimento Interno da ABL prevê que as eleições sejam realizadas em votação secreta, colocando-se na urna os envelopes correspondentes a cada escrutínio (são previstos quatro), enviados pelos Acadêmicos ausentes, bem como as cédulas dos presentes, apurando-se, em seguida, o resultado de cada escrutínio, considerando-se eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos (20 votos).
Caso nenhum dos candidatos obtenha tal número no primeiro escrutínio, passa-se ao segundo e, sucessivamente, ao terceiro e quarto. Ao terceiro e quarto concorrem apenas os que tiverem obtido, pelo menos, dez sufrágios em algum dos escrutínios anteriores. Se, realizado o 4º escrutínio, nenhum candidato obtiver a maioria absoluta, a inscrição para o preenchimento da vaga será aberta novamente.
Apurada a eleição, o presidente proclamará o resultado e dele dará conhecimento ao eleito, se houver. Em seguida, procederá à tradicional cerimônia de queima dos votos.
Veja também
Perfil da ABL do Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
2/3/2011
02/03/2011 - Atualizada em 01/03/2011